Quarta e última semana do Férias no Butantan acontece no Museu de Saúde Pública Emílio Ribas
Publicado em: 07/02/2020

A partir desta terça-feira (28) acontece a quarta e última semana do Férias no Butantan, desta vez com a organização do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, localizado no Bom Retiro. As atividades dos próximos quatro dias contam com uma caminhada histórica no entorno do museu, um teatro de fantoches sobre animais peçonhentos com oficina de confecção desses bonecos e ainda uma oficina de ilustração de animais.

A terceira semana do evento foi um sucesso entre o público. Foram registrados 4.862 visitantes no Museu Biológico e 810 participantes nas oito atividades oferecidas entre os dias 21 e 26 de janeiro.

Pela primeira vez desde que o evento é realizado, as atividades aconteceram durante todo o mês de janeiro, sendo que cada museu foi responsável por uma semana da programação. Confira os detalhes das atividades que acontecem entre os dias 28 janeiro e 1º de fevereiro:

 

Passeio a pé - Bom Retiro: História, Imigração e Saúde
Guiado por educadores do Museu, o passeio de cerca de 2 km visita prédios e locais do Bom Retiro que revelam marcas da imigração, das estradas de ferro e da saúde pública. Com duração de aproximadamente 2 horas, a caminhada busca apresentar aos participantes informações sobre o início do Serviço Sanitário do Estado e da instalação do Desinfectório Central, no prédio que hoje abriga o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas.

A atividade acontece na terça-feira (28) e no sábado (01/02), começa às 10 e tem como ponto de encontro o saguão da Estação da Luz (saguão da entrada da CPTM). O educador responsável do Instituto Butantan estará de colete cinza.

Teatro de Fantoches "Entre cobras e ratos"
Na quarta-feira (29) será o dia de conhecer um pouco mais sobre animais peçonhentos e também sobre aqueles que transmitem doenças ao ser humano. Além de assistir à peça, o participante também poderá confeccionar fantoches em uma oficina. A atividade acontece das 10h às 12h. Para participar é necessário realizar inscrição no local com 1h de antecedência.

Oficina de ilustração de animais
Em uma nova oficina, os participantes terão a oportunidade de ilustrar animais como serpentes, aranhas, escorpiões, aves, lagartos e macacos usando guache, giz de cera ou papel recortado. A atividade acontece na quinta-feira (30), das 10h às 12h e para participar é necessário estar no local com 1h de antecedência.

Local
O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas está localizado na Rua Tenente Pena, nº 100, Bairro Bom Retiro.
Para as atividades, menores de 12 anos devem estar acompanhados de responsáveis maiores de 18 anos.
Em caso de dúvidas, é possível ligar no número (11) 2627-3880 ou escrever para o e-mail museuer.educadores@butantan.gov.br.

Serviço

O que é: Férias no Butantan

Quando: programação de terça a domingo, entre os dias 7 a 31 de janeiro

Público-alvo: crianças e adultos

Colaboradores do Butantan têm acesso gratuito aos museus apresentando o crachá.

Local: Rua Tenente Pena, nº 100, Bairro Bom Retiro.

Confira a programação completa aqui.

 

(por Caroline Roque)