CoronaVac promove alta resposta imune humoral e celular, mostra estudo chileno
Em teste clínico com adultos saudáveis, mais de 84% dos indivíduos apresentou anticorpos e resposta de células T
Publicado em:
02/03/2022
Uma pesquisa chilena publicada na revista Clinical Infectious Diseases atestou a segurança e imunogenicidade da CoronaVac em adultos saudáveis, mostrando que a vacina do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19 induz uma elevada resposta imune celular e humoral (produção de anticorpos). Divulgado em setembro de 2021, o estudo foi conduzido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Foram acompanhados 434 voluntários, sendo 397 com idades entre 18 e 59 anos e 37 com mais de 60 anos. Entre os participantes, 390 tomaram duas doses do imunizante e 44 receberam placebo. Não foi relatado nenhum efeito adverso grave e os principais sintomas foram dor no local da injeção e dor de cabeça.
A avaliação da resposta imune humoral foi feita em 81 voluntários. Um mês após a segunda dose da vacina, a taxa de soroconversão de anticorpos IgG específicos para o domínio de ligação ao receptor (RBD) da proteína Spike do SARS-CoV-2 foi de 84,4% para indivíduos entre 18 e 59 anos e de 70,3% para os idosos. Também foi detectado um aumento na circulação de anticorpos neutralizantes.
Os cientistas avaliaram, ainda, a resposta imune celular em 47 participantes. Foi detectada uma resposta significativa de células T, caracterizada pela secreção dos interferon-gama (IFN-γ) – citocinas que ativam os macrófagos, importantes células de defesa do organismo.
“Os resultados indicam que a CoronaVac é segura e induz respostas humoral e celular robustas, produzindo anticorpos específicos para RBD com capacidade de neutralização e ativando as células T”, concluem os pesquisadores.
MAIS NOTÍCIAS
Estudo de Serrana mostra que esquema homólogo de três doses da CoronaVac é seguro e eficaz para idosos
CoronaVac sustenta imunidade ao longo de um ano, mostra estudo de Serrana publicado em revista internacional
CoronaVac é aprovada por unanimidade para crianças de 3 a 5 anos
Uma dose de CoronaVac reativa resposta imune de quem teve Covid há mais de um ano, mostra estudo
Estudo de fase 4 da CoronaVac recruta voluntários para avaliar eventos adversos em crianças a partir de 3 anos
coronavac
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.