Portal do Butantan

Reforço da CoronaVac induz resposta contra a ômicron, diz estudo chileno publicado na Vaccines

Resultados de fase 3 mostram que a terceira dose da vacina produz anticorpos e células T contra variante de preocupação


Publicado em: 05/01/2023

Um ensaio clínico chileno de fase 3 revisado por pares e publicado na revista Vaccines, anteriormente divulgado em preprint, mostrou que a dose de reforço da CoronaVac aumenta o nível de anticorpos capazes de reconhecer a variante ômicron do SARS-CoV-2, além de fornecer resposta de células T específicas contra essa cepa. O estudo foi conduzido pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e pelo Instituto Milênio de Imunologia e Imunoterapia.

Foram incluídos na pesquisa 186 voluntários que haviam tomado duas doses de CoronaVac e receberam o reforço da mesma vacina cinco meses depois. Com a terceira dose, a capacidade de neutralização dos anticorpos aumentou ainda mais do que o valor observado 14 dias após a segunda. Um mês depois do reforço, houve um aumento de 12 vezes dos anticorpos neutralizantes. “A imunidade induzida pelo reforço tem atividade contra variantes de preocupação, sugerindo proteção adequada”, informam os autores no artigo.

Os pesquisadores também ressaltam que os participantes receberam vacinação homóloga (o mesmo imunizante no esquema primário e nas doses seguintes), reforçando a eficácia dessa estratégia para proteger contra a doença.

Em entrevista ao Portal do Butantan, o imunologista Gustavo Cabral, da Universidade de São Paulo, esclareceu que os benefícios da vacinação heteróloga (com imunizantes diferentes) não excluem a eficácia do esquema homólogo. O mais importante é que toda a população receba as doses de reforço para continuar protegida contra a Covid-19, principalmente com a recente alta de casos.

No Brasil, apenas 56% da população tomou os reforços, segundo a plataforma Our World in Data. A recomendação do Ministério da Saúde é que pessoas acima de 12 anos recebam a terceira dose e que indivíduos acima dos 40 e trabalhadores de saúde tomem a quarta dose.