Butantan celebra aniversário de São Paulo com video mapping sobre Ciência
Publicado em: 26/01/2021

O Butantan também participou das comemorações do aniversário de 467 anos do município de São Paulo, no dia 25/01. Das 19h às 23h, a fachada do prédio da Biblioteca recebeu a intervenção de video mapping “São Paulo, Cidade-Ciência”, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e produzida pelo Ateliê Digital Analógico (@ateliedigitalanalogico). Como os museus e o parque do Butantan continuam fechados para visitação devido à pandemia, a intervenção foi transmitida online pelo canal do Instituto Butantan e pelo Twitch e não foi aberta ao público. 

Realizada pelo artista Caio Fazolin e pela socióloga Tatiane Gonzalez, que formam Ateliê Digital Analógico, a projeção narrou, por meio de uma visão poética, os avanços da tecnologia que transformaram a capital paulista em um polo produtor de Ciência.

A ação foi dividida em três blocos: Invenção da Roda, relacionando a história de São Paulo e a história da Ciência; Gente da Ciência, com a apresentação de grandes cientistas brasileiros de diversas áreas; e Pandemia, para descontrair, com uma arte em que a vacina matava o coronavírus imitando um jogo de videogame.

A fim de deixar a ação ainda mais animada, foi exibido o clipe da música “Vacina Butantan”, remix da música “Bum Bum Tam Tam”, do MC Fioti, gravado recentemente nas dependências do Butantan.

Com o tema Memória, Consciência e Esperança, as atividades de celebração do aniversário de 467 anos de São Paulo foram pensadas para homenagear as vítimas da pandemia e os profissionais da saúde, celebrar a esperança na vacina e evitar aglomerações. Foram mais de 40 atividades culturais exibidas nas redes sociais, incluindo shows, apresentações teatrais e de dança, contação de histórias, discussões, intervenções e exposições virtuais.