Portal do Butantan

Pesquisa mostra que mais de 80% dos pais dizem vacinar os filhos, mas dado não reflete atual cobertura infantil

Para além da confiança, baixa cobertura esbarra em perda de percepção de risco, dificuldades de registro no sistema e acessibilidade


Publicado em: 26/10/2023

Um estudo brasileiro inédito apontou que mais de 80% dos pais afirmam vacinar os filhos e consideram a imunização importante para os cuidados da saúde de crianças e adolescentes. No entanto, o dado se opõe às baixas coberturas observadas nos últimos anos na vacinação infantil. As taxas que antes atingiam entre 90 e 100% caíram para a faixa dos 50 a 70%, configurando um alto risco do retorno de doenças graves já eliminadas ou controladas, como poliomielite e sarampo.

Os resultados da pesquisa “O que pensam os brasileiros sobre a vacinação de crianças e adolescentes em 2023?” foram apresentados durante a 5ª edição do Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), sediado no Instituto Butantan na última terça (24), e elaborados por equipes da FJLES, da Universidade de São Paulo (USP) e da Rede de Pesquisa Solidária em Políticas Públicas.