Portal do Butantan

Hospital Vital Brazil trata picadas de animais peçonhentos e envia soros para países que precisam

Especialistas orientam médicos do Brasil e do exterior e atendem pacientes acidentados por cobras, aranhas e outros animais peçonhentos


Publicado em: 19/10/2023

Especializado em tratar pacientes que sofreram acidentes por animais peçonhentos, o Hospital Vital Brazil (HVB) do Instituto Butantan ultrapassa as fronteiras brasileiras para salvar vidas, orientando profissionais da saúde e enviando soros antiveneno para quem precisa. Desde 1945, a unidade se dedica 24 horas por dia ao tratamento de pessoas acidentadas por serpentes, escorpiões, aranhas e lagartas. É conhecimento popular do brasileiro: um bicho picou? Vá para o Butantan.

Foi essa noção que fez um jovem levar seu pai idoso de uma pequena cidade do interior de São Paulo até o Hospital Vital Brazil na madrugada de 25 de dezembro de 2013 – um episódio que ficou conhecido entre os funcionários do hospital como um “milagre de Natal”. “Ele estava sozinho em um sítio isolado, sem telefone, e foi picado por uma cobra coral verdadeira no dia 23. O filho só o encontrou no dia seguinte, com fraqueza muscular, febre e falta de ar”, conta a médica Ceila Málaque, do HVB.

Felizmente, o envenenamento ainda não havia progredido muito, e o paciente recebeu o soro a tempo. O veneno da coral verdadeira é um dos mais letais de todas as serpentes brasileiras e afeta diretamente o sistema nervoso, causando dormência no local da picada, visão turva e dificuldade de fala. Se não for tratado com o soro rapidamente, o indivíduo pode sofrer paralisia dos músculos envolvidos na respiração.


Essa é apenas uma entre tantas histórias de vidas que foram salvas no Hospital Vital Brazil nos últimos 78 anos. E a atuação dos profissionais não para por aí: quando o paciente reside em outras regiões do Brasil – a recomendação, nesses casos, é procurar a unidade de saúde mais próxima –, ou mesmo quando um estrangeiro sofre uma picada e procura ajuda em um hospital local, o HVB oferece orientação à distância e ajuda médicos no diagnóstico, por meio da troca de informações clínicas e envio de fotos.

“É como um trabalho de detetive, em que você precisa analisar as circunstâncias do acidente, os aspectos da picada e os sintomas para identificar qual foi o animal responsável, porque nem sempre a pessoa consegue ver ou tirar foto dele, e nem todos os profissionais da saúde possuem expertise para fazer essa identificação”, diz a médica do HVB Roberta de Oliviera Piorelli.


Médicos de outros países também podem entrar em contato com o Butantan para solicitar ajuda. Segundo Ceila, o HVB já auxiliou diversos casos de envenenamento no exterior, enviando antivenenos para lugares como Peru e Guiana. 

Recentemente, o Instituto recebeu uma carta de agradecimento do Parlamento britânico por salvar a vida de um jovem inglês acidentado com a lagarta Lonomia. O veneno desse animal pode provocar alteração na coagulação e hemorragia grave, levando à morte.

“Esse trabalho é muito gratificante. As pessoas vêm aqui com um problema e nós temos a solução, nós temos o soro que pode curá-las”, destaca Roberta.

Mais de 500 mil unidades de soros que neutralizam venenos e toxinas são produzidas anualmente pelo Butantan e distribuídas em hospitais de todo o país pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o Instituto exporta o medicamento para os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Colômbia, Panamá, Bermudas, República Dominicana, Chile e Alemanha.

 

Entre em contato com o Hospital Vital Brazil

Telefones: (11) 2627-9529 / 2627-9530

Endereço: Av. Vital Brasil, 1.500 – Butantã, São Paulo, SP (dentro do Parque da Ciência Butantan, ao lado do heliponto)

 

Conheça as demais unidades de referência no atendimento de acidentes por animais peçonhentos do estado de São Paulo e de todo o Brasil.

 

Reportagem: Aline Tavares

Fotos: Mateus Serrer e Renato Rodrigues/Comunicação Butantan