Um jogo da memória que combina ciência e diversão!
Publicado em: 15/01/2021

Que tal brincar com… protozoários? Isso mesmo! Dentre os vários materiais educativos gratuitos do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan está um jogo da memória que vai te ensinar muitas coisas sobre esses seres tão, tão pequenos que vivem em sua maioria na água e estão muito presentes na nossa vida - como os parasitas e as amebas.

Mas antes de jogar, você precisa conhecer mais sobre esses bichinhos. Nossa dica é que você leia com bastante atenção o livreto que acompanha o jogo para entender mais sobre os protozoários, onde eles moram, como eles se parecem - sabia que eles podem ser de várias cores?

Jogo da Memória

Depois de aprender, é hora de colocar os novos conhecimentos em prática com o jogo da memória. Basta imprimir o material, recortar os quadrados e colar nas cartas os versos correspondentes. Se preferir, você pode usar EVA ou papelão para fazer as cartas - assim, elas vão durar mais.

Protozoarios

Tudo pronto, é hora de jogar! E isso você sabe fazer muito bem, não é mesmo? Com todas as cartas dispostas e viradas para baixo numa superfície plana, cada jogador deve, na sua vez, virar duas cartas; se tiverem a mesma imagem, o jogador recolhe o par e pode jogar outra vez. Se as cartas não forem iguais, volte-as à posição inicial e passe a vez ao outro jogador.

Chame seus pais, irmãos, avó, todo mundo para jogar! Além de divertido, o jogo da memória estimula a concentração, aperfeiçoa o raciocínio e colabora para o convívio social e a construção de relações.

Vamos jogar?