Instituto Butantan comemora 121 anos e inaugura praça com estátua de Vital Brazil; em breve novo parque será inaugurado

Instituto apresenta novas atrações do Parque da Ciência e lembra o trabalho realizado na pandemia contra Covid-19


Publicado em: 23/02/2022

O Instituto Butantan comemora 121 anos de existência nesta quarta (23) com a apresentação do Parque da Ciência, um conjunto de mais de 20 atrações educativas, ambientais e de lazer, para todas as idades, dentro de um complexo de 750 mil metros quadrados. O parque será inaugurado ao público em breve, após serem finalizadas as reformas em suas instalações.

Uma estátua em tamanho real do primeiro diretor do instituto, o médico Vital Brazil, sentado em um banco onde poderão ser feitas fotografias, e o Horto Oswaldo Cruz, que agora conta com a “Casa Ciência na Prática” e a maior flor do mundo, foram restaurados para comemorar a data, com a visita de Erico Vital Brazil, neto do fundador do instituto. Uma placa em homenagem aos cientistas Césaire Phisalix, Gabriel Bertrand e Albert Calmette, pesquisadores que ao longo do tempo contribuíram para a descoberta da soroterapia para acidentes com serpentes, faz parte da praça com o nome do médico brasileiro. 

“A nossa casa, o Butantan, está ainda mais bonita”, disse o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

“Quero agradecer enquanto cidadão, enquanto brasileiro, essa homenagem. É um orgulho enorme termos uma instituição tão grande, tão viva e tão ativa quanto o Instituto Butantan”, disse Erico Vital Brazil.

 

Desafios

Em um balanço sobre a história do instituto, Dimas lembrou de todo o trabalho desenvolvido pelo Butantan ao longo de sua trajetória, destacando as iniciativas realizadas durante a pandemia de Covid-19, como a criação da vacina CoronaVac, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, o Labmóvel, projeto de testagem do coronavírus, entre outros trabalhos.

“Quando comemoramos 121 anos no meio de uma pandemia e lembramos de 2020, de tudo o que fizemos, planejamos e executamos para chegar até aqui, fico extremamente orgulhoso, porque fizemos muita coisa. Realizamos o que seria impensável, tamanho os desafios que enfrentamos, desafios muitas vezes que pareciam intransponíveis. E não desanimamos, continuamos nos esforçando e superamos todas as barreiras”, disse Dimas.

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, o coordenador da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde (CCTIES), Carlos Alberto de Castro Soares; a estudante Beatriz Lopes, jovem cientista do ensino público de Maringá (PR), que pesquisa sobre o desenvolvimento de vacinas; o biólogo e representante da primeira turma do Curso em Especialização em Biotério, desenvolvido pela Escola Superior do Instituto Butantan (Esib), Allan Calarga, e o seguidor de número um milhão da página do Butantan no Instagram, Lucas Pirez, visitaram as novas instalações do parque. 

E estiveram presentes no local, o diretor de estratégia institucional, Raul Machado Neto; a diretora de projetos estratégicos, Cintia Lucci; o diretor de estratégias jurídicas, Paulo Luis Capelotto; o superintendente do Butantan, Reinaldo Noboru Sato; a diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação, Ana Marisa Chudzinski-Tavassi; e a diretora do Centro de Desenvolvimento Científico, Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni.