Portal do Butantan
English

Butantan comemora 80 anos do Hospital Vital Brazil com homenagens a ex-colaboradores, exposição e réplica de placa original

Evento marca o legado do hospital referência em atendimento de vítimas de picadas de animais peçonhentos e a abertura da mostra “Hospital Vital Brazil 80 anos” no Museu da Vacina


Publicado em: 11/11/2025

Reportagem: Camila Neumam
Fotos: José Felipe Batista

O Hospital Vital Brazil (HVB) completou oito décadas em 2025 e o Instituto Butantan comemorou a data nesta terça (11), em uma cerimônia que contemplou homenagens a ex-funcionários, a abertura da exposição “Hospital Vital Brazil 80 anos” e o descerramento de uma placa que é réplica da original octogenária.

O evento contou com a presença do chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Eudes Quintino de Oliveira Júnior, da diretoria executiva do Butantan, de familiares de Vital Brazil (1865-1950) e de ex-colaboradores que fizeram carreira no hospital.

O HVB foi fundado em 1945 e é referência nacional e internacional no atendimento a pacientes acidentados por animais peçonhentos, com profissionais de saúde especializados em detectar os casos e tratá-los com a aplicação de antivenenos.

 

Gestores do Butantan e ex-funcionários do HVB participam do descerramento de placa na entrada do Hospital Vital Brazil, que marca os 80 anos da unidade
 

“A administração do soro foi desenvolvida aqui no Instituto desde o começo do século 20 e até hoje está disponível para ajudar a saúde pública brasileira. Aqui no Hospital Vital Brazil, durante todas essas décadas, ocorreram atendimentos às pessoas que precisaram de soros no município, no estado de São Paulo e em todo o Brasil. Parabéns aos responsáveis por todo esse desenvolvimento e àqueles que dedicaram uma vida toda e continuam se dedicando para ajudar a saúde pública”, disse o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.

 

Esper Kallás: o diretor do Instituto recorda que todo o processo de desenvolvimento e uso de soro foi criado no Butantan e o antiveneno continua sendo utilizado no hospital para salvar vidas 

 

O chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Eudes Quintino de Oliveira Júnior, prestigiou a cerimônia destacando que, durante todos estes anos, o HVB continua fazendo seu trabalho com excelência. 

“A referência maior nessa especialidade [cuidados com acidentados por animais peçonhentos] continua sendo aqui. Isso faz com que nós todos tenhamos a satisfação de ver que essa instituição vai progredir cada vez mais em razão da sua diretoria e principalmente por todos os funcionários que trabalham em prol da saúde. Sou grato como cidadão em ter um hospital em uma instituição de nome tão relevante no Brasil como o Instituto Butantan”, ressalta.

 

O chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Eudes Quintino de Oliveira Júnior, durante cerimônia de 80 anos do Hospital Vital Brazil

Eudes Quintino de Oliveira Júnior: o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde ressalta a importância do HVB para a saúde pública

 

Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant'Anna, bisneto de Vital Brazil e pesquisador aposentado do Butantan, esteve presente na cerimônia, e lembrou que seu bisavô esteve pela última vez no Instituto em 1945, ano de fundação do HVB, emocionando a plateia presente na cerimônia.

 

Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant'Anna: o bisneto de Vital Brazil e pesquisador aposentado do Butantan emociona a plateia ao lembrar que seu bisavó esteve pela última vez no Instituto no ano de fundação do HVB

 

Uma placa com a inscrição “Hospital Vital Brazil – desde 1945”, réplica da original instalada na inauguração, foi depositada na frente da unidade após a cerimônia. Junto de Eudes Quintino e Esper Kallás, participaram do descerramento a diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Vetorial e Zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica, Gisele Dias de Freitas; o diretor executivo da Fundação Butantan, Saulo Nacif; a diretora do Centro do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan (CDC), Sandra Coccuzzo; a diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Butantan (CDI), Ana Marisa Chudzinski Tavassi; a diretora do Centro de Desenvolvimento Cultural, Suzana Gouveia Fernandes; e o diretor de Alianças Científicas e Relações Institucionais, Lucio Gama.

O diretor de Infraestrutura, Rafael Lubianca; o diretor de Obras, Fernando Cunha; o diretor do Laboratório de Ecologia e Evolução, Paulo Nico; e a coordenadora do Cultural do Museu de Microbiologia, Glaucia Colli Inglez, também estiveram presentes na cerimônia.

 

Funcionários do HVB e gestores do Butantan descerram a placa com a inscrição “Hospital Vital Brazil – desde 1945”, réplica da original 

 

Pela saúde e ciência brasileiras

Durante as homenagens, o diretor técnico de Saúde do HVB, Rodrigo Angelone, fez um balanço das atividades do hospital. Além de salvar a vida de pacientes, a unidade também fornece conhecimento para a pesquisa clínica em sintomatologia e terapêutica dos envenenamentos animais e treinamento para residência médica, entre outras atividades. 

“Celebrar os 80 anos do Hospital Vital Brasil é reconhecer o valor da ciência comprometida com o bem-estar da população e agradecer por cada vida salva, por cada avanço científico conquistado e por cada gesto de cuidado e acolhimento. Parabéns ao Hospital Vital Brasil pelos seus 80 anos de histórias, conquista e de vida”, afirmou.

 

o diretor técnico de Saúde do Hospital Vital Brazil, Rodrigo Angelone, durante a cerimônia de 80 anos do hospital

Rodrigo Angelone: o diretor técnico de Saúde do HVB destaca o papel do hospital no atendimento às vítimas de envenenamento por animais peçonhentos e o trabalho da unidade na pesquisa e residência médica

 

A diretora técnica de Produção de Soros do Butantan e ex-diretora do HVB, Fan Hui Wen, começou sua carreira no Butantan no hospital, onde fez estágio em residência médica. Foi no trabalho na unidade que ela aprendeu sobre as especificações de cada veneno de serpente, de cada soro e sua aplicação – conhecimento que nos anos seguintes tornou-a uma profissional de referência na produção dos antivenenos do Instituto - e, por isso, foi homenageada com uma placa comemorativa. 

“Quando cheguei, me deparei com muitas pessoas que me ensinaram praticamente tudo o que sei a respeito de envenenamentos e da capacidade de fazer gestão. Vi a competência e a excelência no atendimento a pessoas afetadas por doenças negligenciadas, que são o ofidismo, o escorpionismo e outros envenenamentos por animais peçonhentos. Neste momento, eu rendo minha homenagem ao hospital por tudo que me deu e pelas pessoas que eu tive a oportunidade de conhecer”, relembrou.

 

A diretora técnica de Produção de Soros do Butantan e ex-diretora do HVB, Fan Hui Wen, é homenageada durante cerimônia de 80 anos do HVB

Fan Hui Wen: a diretora técnica de Produção de Soros do Butantan e ex-diretora do HVB recebe placa de homenagem pelo seu trabalho no hospital

 

“Salvamos um bebê picado por cobra”

Um dos ex-funcionários homenageados foi o médico João Luiz Costa Cardoso, que atuou como diretor do HVB por 20 anos, de 1974 a 2014. Dermatologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1971, ele foi um dos funcionários que residiram na Vila Butantan, conjunto de residências localizado dentro do Instituto e que abrigava funcionários e pesquisadores.

O médico participou de diversas publicações e trabalhos científicos, tendo como destaque a obra “Animais Peçonhentos no Brasil – Biologia, clínica e terapêutica dos acidentes”, que tem também a médica e diretora técnica de Produção de Soros do Butantan, Fan Hui Wen, como uma das autoras. João Cardoso não pode comparecer à cerimônia por questões de saúde, mas recebeu uma placa comemorativa e uma salva de palmas dos presentes.

 

A auxiliar de enfermagem Ieda Silva de Fausto recebe placa comemorativa em cerimônia de 80 anos do Hospital Vital Brazil

 Ieda Silva de Fausto: a auxiliar de enfermagem que fez carreira no HVB também foi uma das homenageadas por seu trabalho considerado exemplar

 

Outra homenageada com uma placa comemorativa foi a auxiliar de enfermagem Ieda Silva de Fausto, de 85 anos. Ela ingressou no Instituto Butantan em 1970, trabalhando por 12 anos no antigo setor de Distribuição de Vacinas e Soros.

Nos anos 1980, depois de se formar como técnica de enfermagem, ingressou no Hospital Vital Brazil, onde trabalhou nos cuidados das vítimas de envenenamento até sua aposentadoria. 
Ieda fazia questão de atender com muito cuidado quem chegava ao HVB. “Os pacientes, normalmente, vinham de sítios e fazendas com as roupas cheias de lama. Primeiro, a gente dava banho, lavava as botas, internava, e tratava sempre com o maior carinho e amor”, contou.

Um paciente, em especial, nunca saiu da memória de dona Ieda: um bebê, que fora picado por uma serpente ainda no berço, e chegou desacordado no HVB.

“Ele chegou quase em coma, mas nós conseguimos reverter o quadro, e o bebê saiu saudável daqui. Quando a gente via os pacientes se recuperando, era uma felicidade”, relembrou.
Ieda também costumava atender médicos de vários locais do Brasil e do mundo, que procuravam informações sobre os antivenenos. “Às vezes eles tinham o soro, mas não sabiam como administrar, então eu explicava tudo porque o uso do soro é muito específico”, lembrou.

 

 A auxiliar de enfermagem Ieda Silva de Fausto em frente a placa do Hospital Vital Brazil

Dona Ieda, de 85 anos, se lembra da felicidade que sentia ao ver pacientes recuperados após o uso de antivenenos

 

Exposição conta a história do Hospital Vital Brazil

Parte das celebrações de aniversário de 80 anos do HVB, a exposição “Hospital Vital Brazil 80 anos” traz, por meio de totens expositivos, a história do hospital – desde as motivações que levaram à sua criação, passando pelas figuras cruciais para sua construção e gestão, até as diferentes estruturas arquitetônicas que já abrigaram o HVB. A mostra apresenta, ainda, um breve panorama dos acidentes ofídicos ao longo dos anos.

A exposição fica em cartaz no Museu da Vacina, localizado no Parque da Ciência Butantan, de terça a domingo, das 9h às 16h45, até janeiro de 2026.

 

Exposição "Hospital Vital Brazil 80 anos" no Museu da Vacina Butantan

A exposição "Hospital Vital Brazil 80 anos"  traz a história do hospital e está em cartaz no Museu da Vacina Butantan

 

Além da mostra, o Museu da Vacina apresenta dentro de suas instalações a vídeo-exposição “80 anos do Hospital Vital Brazil”.

Parte da série “Repórter Butantan”, o vídeo mostra a história e a importância do hospital por meio de relatos de profissionais que atuam no HVB e de pacientes que foram atendidos na unidade.