A área de comunicação do Instituto Butantan é finalista do Prêmio Jatobá PR com o case “Combate a Fake News: a comunicação do Butantan a serviço da vida durante a pandemia da Covid-19”. O trabalho concorre ao troféu nas categorias “Campanha Institucional/Utilidade Pública” e “Comunicação com Comunidade”. Esse é o segundo ano consecutivo em que a instituição é finalista do Prêmio Jatobá PR – no ano passado, ganhou na categoria Projeto Especial com a divulgação do estudo de efetividade vacinal Projeto S.
O case detalha o trabalho realizado pelo instituto – e que continua sendo feito – no combate às notícias falsas durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2 e, principalmente, em defesa da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 feita em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac e que foi o primeiro imunizante a chegar nos braços da população brasileira, em janeiro de 2021, iniciando o combate efetivo à doença no Brasil.
“A baixa cobertura vacinal é um grande problema que pode permitir o retorno de doenças já controladas. Uma das causas principais é o movimento das fake news, assim como os grupos antivacina. É algo que veio para ficar, não é uma onda. Não era habitual no Brasil, que sempre foi considerado um país exemplo de vacinação”, aponta o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.
Para combater as fake news, que inundavam os grupos de WhatsApp e até mesmo veículos de comunicação, o Butantan trabalhou em diversas frentes para chegar no maior número de pessoas e passar informação verdadeira e confiável. Foram muitas matérias publicadas no Portal do Butantan, inúmeros posts nas redes sociais e conteúdos de qualidade em resposta à imprensa.
O Portal do Butantan criou a editoria Fato/Fake para desmentir toda informação inverídica que se via na internet e em grupos de mensagens. Nas redes sociais, a comunicação do Instituto criou um selo de “fake news” para desmentir boatos, sempre com a validação de cientistas e dados científicos.
Para rebater inverdades divulgadas na imprensa, os profissionais da equipe produziram notas e matérias com o posicionamento do Butantan. Cada reportagem respondida gerava uma campanha de esclarecimento, com apresentação de números, depoimentos de pesquisadores e envio de conteúdo aos veículos de comunicação.
“A comunicação criou um canal dentro do nosso portal com o objetivo de desmentir notícias mentirosas e enfraquecer as fake news nas redes sociais. Resultado de um trabalho feito em parceria com nossos pesquisadores e pesquisadoras. Recebemos essa indicação com alegria e como reconhecimento de um intenso trabalho de equipe”, explica a gerente de comunicação do Butantan, Vivian Retz.
O trabalho trouxe resultados expressivos ao Instituto, que se firmou ainda mais como fonte confiável para a população, jornalistas e pesquisadores. Todas as redes sociais tiveram um aumento significativo de seguidores e interação com o público e o portal já bateu a marca de 1 milhão de visitantes em um único mês.
Sobre o prêmio
O Prêmio Jatobá PR tem a missão de fortalecer a atividade de comunicação no Brasil e na América Latina e ampliar a relevância de seus feitos a partir do reconhecimento das boas práticas e do incentivo à excelência em todas as frentes de atuação, a partir do protagonismo do setor de comunicação e de seus profissionais.
Além de premiar, o prêmio tem o objetivo de ser uma espécie de indicador de qualificação técnica e de performance para o mercado. Neste ano, a comissão julgadora analisou 273 trabalhos inscritos e classificou 138 para a grande final.