Reconhecida pela premiação, a plataforma Tainá foi desenvolvida pelo Butantan e utilizada no Projeto S, estudo clínico realizado pelo instituto na cidade de Serrana e que tem como objetivo trazer respostas sobre a efetividade da vacinação com a CoronaVac no controle da pandemia da Covid-19. (Confira, aqui, os primeiros resultados da pesquisa). Toda a população adulta do município foi imunizada em quatro etapas ao longo de dois meses. Durante esse período, houve um monitoramento eficiente do projeto, diariamente e em tempo real, permitido pela implementação da plataforma do Instituto Butantan.
A plataforma Tainá contempla quatro ferramentas: sistema de recenseamento, sistema de acompanhamento dos voluntários nas etapas do estudo, painéis de controle do processo e um chatbot para orientar a população. O processo de implantação do Projeto S levou três meses e reuniu cerca de 500 pessoas, sendo mais de 20 colaboradores na equipe de TI.
A gerente de inteligência corporativa e novas tecnologias do Instituto Butantan, Claudia Anania, explica que a ferramenta foi essencial para acompanhar o andamento de cada escola que serviu como ponto de vacinação, identificar gargalos nas etapas e corrigi-los: "A Tainá ajudou a coordenação do projeto a identificar o número de pessoas em cada escola e remanejar os voluntários entre os pontos para não causar aglomeração, por exemplo”.
O case submetido pelo Instituto Butantan ficou entre os cinco finalistas, que fizeram uma apresentação durante o evento. "O prêmio veio para coroar tudo que foi feito no Projeto S e todos os resultados que vimos na população de Serrana", diz Claudia Anania. "O case é bem significativo porque nós tivemos que montar uma estrutura grande em um curto espaço de tempo, dependendo só de 4G. Foi exigido um grande esforço do time tanto pelo número de equipamentos envolvidos quanto pela distância entre Serrana e São Paulo", completa.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.