Plataforma Tainá, do Butantan, recebe prêmio por monitoramento do controle da pandemia no Projeto S
Publicado em: 01/06/2021

O Instituto Butantan foi o vencedor do Prêmio Case de Sucesso Portal IT4CIO, durante a 19ª edição do evento nacional CIO Brasil GOV, com o estudo "Instituto Butantan utiliza ferramenta para avaliar a modificação da pandemia com a vacina CoronaVac em Serrana-SP". A iniciativa reuniu cerca de 250 líderes de Tecnologia da Informação do setor público brasileiro, entre os dias 20 e 22 de maio. 

Reconhecida pela premiação, a plataforma Tainá foi desenvolvida pelo Butantan e utilizada no Projeto S, estudo clínico realizado pelo instituto na cidade de Serrana e que tem como objetivo trazer respostas sobre a efetividade da vacinação com a CoronaVac no controle da pandemia da Covid-19. (Confira, aqui, os primeiros resultados da pesquisa). Toda a população adulta do município foi imunizada em quatro etapas ao longo de dois meses. Durante esse período, houve um monitoramento eficiente do projeto, diariamente e em tempo real, permitido pela implementação da plataforma do Instituto Butantan. 

A plataforma Tainá contempla quatro ferramentas: sistema de recenseamento, sistema de acompanhamento dos voluntários nas etapas do estudo, painéis de controle do processo e um chatbot para orientar a população. O processo de implantação do Projeto S levou três meses e reuniu cerca de 500 pessoas, sendo mais de 20 colaboradores na equipe de TI. 

A gerente de inteligência corporativa e novas tecnologias do Instituto Butantan, Claudia Anania, explica que a ferramenta foi essencial para acompanhar o andamento de cada escola que serviu como ponto de vacinação, identificar gargalos nas etapas e corrigi-los: "A Tainá ajudou a coordenação do projeto a identificar o número de pessoas em cada escola e remanejar os voluntários entre os pontos para não causar aglomeração, por exemplo”. 

O case submetido pelo Instituto Butantan ficou entre os cinco finalistas, que fizeram uma apresentação durante o evento. "O prêmio veio para coroar tudo que foi feito no Projeto S e todos os resultados que vimos na população de Serrana", diz Claudia Anania. "O case é bem significativo porque nós tivemos que montar uma estrutura grande em um curto espaço de tempo, dependendo só de 4G. Foi exigido um grande esforço do time tanto pelo número de equipamentos envolvidos quanto pela distância entre Serrana e São Paulo", completa. 

 

 

 

Entenda o que é o Projeto S

Acesse o site (projeto-s.butantan.gov.br)

Siga no Instagram (@projetoserrana)

Ouça o podcast no Spotify

Assista ao documentário no Youtube

 

Saiba mais:

Projeto S demonstra que CoronaVac é efetiva em idosos e eficaz contra variante P.1 do novo coronavírus

“A ciência do Brasil é competente e o Projeto S é prova disso”, afirma Dimas Covas sobre resultados do estudo clínico de Serrana

Projeto S: imunização em Serrana faz casos de Covid-19 despencarem 80% e mortes, 95%

Quarto episódio do documentário sobre Projeto S já está no ar; assista ao vídeo

Trabalhar no Projeto S foi “um ensinamento para a vida”, diz colaboradora do Butantan

Em Serrana, voluntários do Projeto S ressaltam importância de manter medidas de proteção

Projeto S imuniza 27 mil pessoas, 98% da população-alvo de Serrana; comunidade continua sendo acompanhada por mais um ano