A Rede de Alerta das Variantes do SARS-CoV-2, coordenada pelo Instituto Butantan, analisou na 19ª semana epidemiológica cinco regiões do estado de São Paulo e registrou aumento dos casos de Covid-19 em quatro delas: Grande São Paulo, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Somente Piracicaba manteve a estabilização nos números.
Nesta semana foram identificados mais 220 casos e cinco novas variantes da ômicron, BA.4, BA.5, BA.2.6, BA.2.18 e BA.2.23. Em 2022, a linhagem BA.1 da ômicron representa 71,37% das variantes identificadas, seguida pela sua sublinhagem BA.1.1 com 19,31% e pela linhagem BA.2 com 6.03%.
As análises realizadas pela equipe da Rede de Alerta mostram que a ômicron é a única variante encontrada no estado de São Paulo desde a 6ª semana epidemiológica, no mês de fevereiro.
Aumento de casos
Nesta quarta (1), a Prefeitura de São Paulo voltou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados e escolas, seguindo a orientação do governo estadual. A decisão foi tomada com base no aumento na positividade dos testes rápidos antígenos para Covid-19. Entre 24 e 30 de abril a taxa era de 4% e, em 30 de maio, a positividade subiu para 18%.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) registrou aumento das notificações de síndrome gripal e de casos confirmados da Covid-19 a partir da última semana de abril. Na primeira semana de maio, a secretaria identificou aumento de casos de síndrome respiratória aguda pelo vírus do SARS-CoV-2 e aumento de casos em crianças e adolescentes.