Práticas cotidianas do Butantan preservam e valorizam o meio ambiente
O parque é um refúgio verde em meio ao centro urbano de SP, composto por 725 mil metros quadrados de vegetação
Publicado em:
03/06/2022
Estabelecido no dia 5 de junho de 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado na primeira Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de chamar atenção para uma temática extremamente importante e que é imprescindível para o futuro do planeta.
Como uma instituição que trabalha a serviço da vida, o Butantan se preocupa com os impactos gerados por suas atividades ao meio ambiente e na sociedade como um todo.
Além de pesquisas voltadas para o estudo da biodiversidade da fauna e flora do Brasil, o Instituto funciona como um grande refúgio verde em meio ao centro urbano de São Paulo, composto por 725 mil metros quadrados de vegetação. Desse total, 62% é constituído de plantas originárias da mata atlântica, um dos biomas brasileiros mais devastados pela ação humana.
Além disso, desde 2012 o Butantan realiza a recuperação ambiental de áreas antropizadas por meio do plantio compensatório de espécies nativas. Ao todo já foram plantadas mais de 2 mil mudas na área do instituto, o que contribui para aumentar a disponibilidade de alimentação e abrigo para a fauna local, e para o enriquecimento ecológico das florestas existentes.
A estratégia de responsabilidade ambiental não se limita ao manejo arbóreo do Parque da Ciência, e inclui programas e práticas reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente. Algumas dessas ações abrangem a utilização de água de reuso proveniente dos processos industriais e obras, a gestão de resíduos sólidos e a colaboração com cooperativas de catadores. Essa parceria de quase 10 anos resultou em cerca de 1.300 toneladas de recicláveis doados, o que gera benefícios sociais e ambientais, além de diminuir a carga destinada aos aterros sanitários.
Nova linhagem do vírus da dengue é detectada no Brasil em meio a surto da doença
Butantan exporta vacina contra gripe para Uruguai e Nicarágua por meio da Organização Pan-Americana da Saúde
Trabalho na pandemia, pesquisas, comunicação, TI e cuidados com o meio ambiente são algumas das áreas do Butantan premiadas em 2021
meio ambiente
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.