O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e a farmacêutica Sanofi Pasteur, celebraram nesta terça-feira (1º), os 20 anos da assinatura do acordo de transferência de tecnologia para a produção da vacina contra a gripe no país.
O acordo entre o Butantan e a Sanofi Pasteur deu origem à campanha nacional de vacinação contra a gripe no Brasil. Por meio dessa parceria, 735 milhões de doses da vacina trivalente contra o vírus Influenza já foram fornecidas para as campanhas nacionais.
“Essa parceria permitiu que o Butantan se preparasse ao longo destes anos no sentido de ampliar o fornecimento da vacina da gripe. No ano passado, fizemos uma reforma na fábrica aumentando sua capacidade instalada de produção para 140 milhões de doses ao ano e, em breve, devemos estar qualificados pela OMS para exportação da vacina. Portanto, além de promover saúde para a população brasileira, vamos poder colaborar com outros países, cumprindo a nossa missão que é de estar a serviço da vida”, destaca o diretor do Butantan, Dimas Tadeu Covas.
“Essas duas décadas são marcadas pelo fortalecimento de políticas públicas de saúde, com o aprimoramento de campanhas de vacinação e da p