Butantan acelera produção para antecipação da Campanha de Vacinação contra a Gripe
Publicado em: 28/02/2020

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será antecipada este ano e terá início no dia 23 de março, ou seja, 23 dias antes do prazo previsto. A mudança só foi possível graças ao empenho do Instituto Butantan em acelerar a produção que este ano será recorde, com o fornecimento de 75 milhões de doses, 13% a mais do que no ano passado.

O anúncio da antecipação foi feito na tarde de ontem, em uma entrevista coletiva para a imprensa, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, com a presença do diretor do Butantan, Dimas Tadeu Covas, do governador João Doria, e do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O Butantan é responsável pela produção da vacina trivalente contra gripe que protege contra três cepas da doença (H1N1, H3N2 e B) e será disponibilizada pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários em todo o território nacional.

A antecipação é importante para que menos pessoas sejam infectadas com os vírus da gripe e o diagnóstico de casos suspeitos de coronavírus possa ser mais rápido e preciso na população. Segundo Covas, a estimativa é de que um a cada três brasileiros seja imunizado pelas vacinas produzidas pelo Butantan.