Portal do Butantan

Butantan recebe Medalha Armando de Salles Oliveira na comemoração de 90 anos da USP

Honraria foi entregue pelo reitor da USP a 28 instituições que colaboram para a valorização da universidade


Publicado em: 26/01/2024

A icônica Sala São Paulo, na capital paulista, foi palco da celebração dos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP) nesta quinta (25), e o Instituto Butantan foi um dos homenageados, com o recebimento da Medalha Armando de Salles Oliveira. Honraria mais alta da instituição, a medalha agracia organizações que contribuem para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP. Além das consagrações, o evento teve a apresentação de um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp).

 

O diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, recebeu a medalha das mãos do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e da vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda. O vice-diretor do Instituto Butantan, Rui Curi, também participou do evento, que contou ainda com a presença de diversas autoridades do governo federal. Entre elas estavam o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“É uma honra enorme para o Butantan receber a medalha Armando de Salles Oliveira, que é o maior reconhecimento da universidade para pessoas e instituições que contribuíram com o avanço da ciência, tecnologia e educação. O Instituto vem contribuindo em muitas frentes nessas áreas e é um orgulho para os 4 mil colaboradores da nossa instituição centenária”, celebrou Esper. 

Durante seu discurso, Carlos Gilberto falou das colaborações entre o Butantan e a USP para o desenvolvimento de projetos em prol da saúde pública brasileira. “O Butantan, que é nosso vizinho, tem colaborado muito e foi um símbolo para o Brasil durante a pandemia. Recentemente tivemos uma parceria muito grande para o desenvolvimento da terapia celular CAR-T, que nasceu dentro do Butantan e da USP, e espero que nós possamos continuar com essa parceria. É uma tecnologia sofisticada desenvolvida por instituições brasileiras e que vai ser feita para o Sistema Único de Saúde”, destacou o reitor da USP.

A ligação entre a USP e o Instituto, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, vai além dos projetos de colaboração. “Nós fazemos parte de duas instituições irmãs, que nasceram em épocas semelhantes. Muitos dos pesquisadores, diretores e colaboradores do Butantan são oriundos da USP e muitas pessoas saíram do Butantan para fazer projetos na USP e seguir a carreira na maior universidade brasileira”, completou Esper. 

 

 

O governo do estado de São Paulo e outras 26 organizações também foram homenageadas com a Medalha Armando de Salles Oliveira. O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, esteve no evento comemorativo representando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

“O governador deixa bem claro desde o início de sua gestão que sem ciência, tecnologia e inovação não é possível ter um desenvolvimento consistente e sustentável do estado e do nosso país. A minha atribuição é buscar a sinergia entre essas atividades e aumentar os trabalhos de inovação”, disse Vahan em seu discurso. 

 

 

Ao final do evento, o público acompanhou a apresentação da Osusp com o pianista Nahim Marun como solista e regência do maestro Gil Jardim. Foram interpretadas obras como “Dança Brasileira”, de Mozart Camargo Guarnieri; “Rhapsody in Blue”, de George Gershwin; e “Quadros de uma exposição”, de Modest Mussorgsky. 

A USP foi criada em 25 de janeiro de 1934 pelo então interventor federal do estado de São Paulo, Amando de Salles de Oliveira. Ao longo de 2024, outros eventos serão realizados para marcar as comemorações do aniversário da universidade. 

 

 

Reportagem: Mateus Carvalho 

Fotos: Marilia Ruberti e Ricardo Stuckert