ButanVac não atinge desfecho esperado e Butantan interrompe seu desenvolvimento
Decisão ocorre após testes clínicos de fase 2 apontarem resultados aquém dos pré-requisitos de sucesso estabelecidos na indução da produção de anticorpos
Publicado em:
23/08/2024
O ensaio clínico de fase 2 conduzido pelo Instituto Butantan, com 400 voluntários, mostrou que a ButanVac, candidata a vacina contra Covid-19, não atingiu o desfecho esperado – isto é, ficou aquém dos pré-requisitos de sucesso estabelecidos. A quantidade de títulos de anticorpos medidos no sangue de 200 participantes no dia 28 após a aplicação da ButanVac não foi comparável à de 200 voluntários que receberam uma vacina já disponível à população.
O Instituto Butantan havia discutido e acordado com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que o desempenho da candidata a vacina não deveria ser inferior ao dos imunizantes utilizados atualmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para proteger contra a Covid-19. Com isso, a instituição não dará sequência ao desenvolvimento da ButanVac.
“O ensaio clínico cumpriu o seu papel. No Butantan, temos respeito absoluto pelo processo e resultado científicos. Por isso, a população pode acreditar na gente. Quando dizemos que uma vacina é boa, é porque os estudos demonstraram isso. Nesse caso, o desfecho não demonstrou a imunogenicidade esperada. Por isso, interrompemos o seu desenvolvimento e seguimos no desenvolvimento de rotas mais promissoras. Nosso compromisso é com a ciência e a saúde da população”, afirma Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.
MAIS NOTÍCIAS
Butantan começa a recrutar voluntários de 60 a 79 anos para ensaio clínico da vacina da dengue voltado a idosos
Butantan inicia estudo clínico de vacina adjuvada contra gripe em pessoas acima de 60 anos
Pesquisa com participação do Butantan registra pela primeira vez serpente caninana se alimentando de filhotes de gavião e bem-te-vi
Butantan esclarece: 5 mitos do combate a escorpiões que podem aumentar risco de picada
Vacina da dengue do Butantan reduz replicação do vírus e é eficaz contra diferentes linhagens, aponta estudo
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.