Na manhã desta quarta (14), um novo carregamento contendo 1 milhão de doses da CoronaVac, vacina do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19, foi encaminhado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Com isso, o Instituto alcança o total de 40,7 milhões de doses da vacina enviadas ao governo federal para distribuição aos estados.
O total corresponde a 88,4% do volume de 46 milhões de doses do primeiro contrato do Butantan com o Ministério da Saúde. Para finalizar essas entregas, o Instituto aguarda o envio de mais 3 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que deve chegar da China até 19/4. “Com isso, faremos a produção de 5,6 milhões de doses que serão entregues para completar o primeiro contrato com o Ministério e já iniciar o segundo contrato, de 54 milhões”, explicou o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, em coletiva de imprensa, algumas horas depois, no Palácio dos Bandeirantes.
O envio dos 3 mil litros de IFA vai permitir a retomada da entrega das doses de CoronaVac aos estados a partir de 3/5. Com isso, a previsão é encerrar o contrato de 46 milhões de doses até 10/5 e logo depois iniciar a entrega das próximas 54 milhões de doses. Para isso, uma segunda remessa, também de 3 mil litros de IFA, aguarda autorização para liberação na China.
Segundo Dimas, o Butantan trabalha com algumas alternativas para tentar diminuir o prazo. Uma das possibilidades que vem sendo analisada é encurtar o prazo de liberação. Além disso, há conversas com a Sinovac para que o volume de matéria-prima enviado da China seja incrementado. A farmacêutica chinesa já está a par dos outros contratos do Butantan para fornecimento da CoronaVac – 20 milhões de doses para o governo do estado de São Paulo, e mais 30 milhões de doses para o PNI.
Em janeiro, foram entregues 8,7 milhões de doses da CoronaVac ao PNI; em fevereiro, foram 4,8 milhões; em março, 22,7 milhões; e em abril, até o momento, 4,5 milhões de doses.
O envio desta quarta foi acompanhado pelo governador de São Paulo, João Doria, pelo secretário de Estado da Saúde, Jean Gorynchtein, e pelo presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.
Vacinas da gripe
Ainda nesta quarta (14), o Butantan enviou ao PNI um lote de 2,8 milhões de doses de vacinas da gripe, em paralelo à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada na segunda (12). Até agora, foram encaminhadas ao Ministério da Saúde 15 milhões de doses do imunizante. Até o começo de maio, o Butantan vai integralizar 80 milhões de dose