Amamentação de mãe vacinada com CoronaVac protege também o bebê contra a Covid-19


Publicado em: 20/12/2021

As lactantes imunizadas com a CoronaVac, vacina do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac contra a Covid-19, levam anticorpos também para seus filhos ao amamentar, segundo a pesquisadora e liderança científica do Instituto Butantan, Denise Tambourgi.

“Eles vão passar através do colostro para o bebezinho, por isso é importante e a gente sempre falar que as mães devem amamentar, porque é o primeiro coquetel concentrado para proteger todas as mucosas do bebê, e que segue para o leite”, afirma Denise.

“Uma mãe vacinada vai passar os anticorpos para o bebê e protegê-lo ao menos pelo período em que ele está ainda amadurecendo o seu sistema imunológico”, complementa a pesquisadora, que é bióloga, além de mestre e doutora em imunologia.

Um estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) demonstrou que lactantes vacinadas com o imunizante produzido pelo Butantan e a Sinovac também passaram a proteger os seus filhos quando amamentavam. 

 

A imunização de crianças foi um dos temas debatidos no CoronaVac Symposium, evento internacional promovido pelo Instituto Butantan e pela Sinovac entre os dias 7 e 9/12 com a participação de pesquisadores brasileiros de diversas áreas e especialistas dos Estados Unidos, Turquia, Chile, China e Espanha.

Assista às palestras completas na íntegra