Terceiro episódio do documentário sobre o Projeto Serrana já está no ar
Publicado em: 17/03/2021

Foi lançado nesta quarta (17) o terceiro dos quatro episódios da série documental sobre o Projeto S, estudo clínico que o Butantan está realizando em Serrana, interior do estado de São Paulo. O objetivo é avaliar o impacto da vacinação no controle da pandemia de Covid-19 e na redução da transmissibilidade do vírus. Os três episódios podem ser assistidos no YouTube do Butantan e acessados no site do Projeto S (projeto-s.butantan.gov.br/episodios.php).

O episódio 3, intitulado “A cidade da esperança”, mostra como foi a montagem dos pontos de participação no estudo da vacina adsorvida covid-19 (inativada), a formação dos coordenadores dos pontos de imunização e como é a rotina deles em Serrana. Também é possível observar o dia a dia da vacinação da primeira dose e os processos pelos quais os voluntários passam na pesquisa. O fio condutor do episódio são depoimentos da equipe do Butantan em Serrana e em São Paulo, dos médicos do Hospital Estadual de Serrana e da população.

 

Já o episódio 1, chamado “A cura individual é a cura coletiva”, explica o que motivou a realização da pesquisa clínica, seus objetivos, por que ela é importante e pioneira e as razões pelas quais Serrana foi escolhida para sediá-la, o episódio 2, “Mapeando Serrana”, conta como foi realizado o Censo da Saúde no município, essencial para do mapeamento da população e a organização das duas etapas de vacinação.

O Projeto S é um estudo clínico que vai indicar qual é a efetividade vacinal no controle da pandemia de Covid-19. Para isso, os moradores de Serrana foram cadastrados, estão sendo vacinados e serão acompanhados por mais de um ano pelas equipes do Instituto Butantan, do Hospital Estadual de Serrana e outras instituições parceiras. A partir desse acompanhamento, será possível entender, além do impacto da vacinação sobre a doença e sua transmissão, outros aspectos, como a redução na ocupação de leitos hospitalares, a adesão das pessoas à vacinação, a ocorrência de reações adversas e impactos indiretos na economia.


Entenda o que é o Projeto S

Acesse o site (projeto-s.butantan.gov.br)

Siga no Instagram (@projetoserrana)

Ouça o podcast no Spotify

Assista ao documentário no Youtube


Saiba mais:

Projeto S: quais são as expectativas dos moradores para o período pós-vacinação?

Ao final do primeiro ciclo de vacinação em Serrana, Projeto S imuniza mais de 97% dos voluntários

Projeto S vacina mais de 20 mil moradores de Serrana, ultrapassando 70% do público-alvo da pesquisa

Um dia na rotina dos coordenadores das escolas que são pontos de vacinação do Projeto Serrana

Projeto S finaliza primeira dose do Grupo Cinza com cobertura de 92,5%

Projeto S ultrapassa 50% da população de Serrana vacinada no primeiro dia de imunização do Grupo Cinza

Vacinação do Grupo Cinza começa nesta quarta em Serrana; 12 mil pessoas já foram imunizadas

13 perguntas e respostas sobre o Projeto S, estudo do impacto da vacinação que o Butantan realiza em Serrana

Projeto Serrana vai estudar impacto da vacinação no controle da epidemia, na transmissão da doença e em diversos outros aspectos

Na presença de autoridades, começa em Serrana a vacinação do Projeto S

Projeto S vai influenciar a criação de políticas públicas no mundo todo; primeiras conclusões saem após três meses do início do estudo

Entenda o Projeto S: da idealização à ação e por que Serrana foi escolhida

Projeto S é lançado em Serrana (SP); site com todas as informações sobre o estudo já está no ar

Projeto S vai vacinar população de cidade inteira para entender como a vacina pode modificar a pandemia