Hoje (15), é celebrado O Dia Mundial da Lavagem das Mãos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta. É a rotina mais simples e eficaz na prevenção e controle da disseminação de microrganismos e deve ser realizada sempre após tossir, espirrar, mexer com dinheiro, usar o banheiro, limpar o nariz e cumprimentar pessoas.
Em todo o mundo, a data é marcada por ações promovidas para a conscientização de profissionais de saúde e da população em geral, sobre os cuidados básicos que todos devem ter com a higiene das mãos especialmente antes de ingerir alimentos e depois de usar o banheiro. Este procedimento é essencial para evitar doenças.
A lavagem das mãos precisa se tornar um hábito obrigatório para todo indivíduo e, assim como outros hábitos, deve ter início desde os primeiros anos de vida. Segundo o médico especializado em infectologia e dermatologia sanitária Bernardo Souza da Costa Gaia, que é gerente médico de produtos do Butantan, a lavagem correta das mãos é uma das medidas mais eficazes e básicas para a prevenção em saúde. “É uma ação que protege a própria pessoa que lava as mãos e também impede que algumas doenças sejam transmitidas. Ela interrompe o ciclo de transmissão de algumas doenças”, disse Bernardo.
Durante a lavagem, as bactérias são removidas por ação mecânica, ou seja, é necessário esfregar as mãos. O médico explica que não há necessidade de lavar as mãos o tempo inteiro, pois assim acabaríamos perdendo também bactérias que têm o papel de proteger as mãos de outros micro-organismos que causam doenças.