Para professores: dominó para ensinar sobre proteção contra a gripe
Publicado em: 29/04/2021

A Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) preparou um material para professores ensinarem as crianças a se protegerem da gripe. O "Dominó Influenza - Vamos nos proteger da gripe?" faz parte de uma série de jogos didáticos que visam auxiliar educadores na introdução de aspectos relacionados às formas de prevenção e contágio da gripe e de outras doenças infecciosas. O material foi pensado para estudantes de todos os anos do Ensino Fundamental.

A função pedagógica do jogo é motivar o estudante, ajudar na construção da autoconfiança e proposição de conteúdos, estimular a participação ativa dos alunos nas aulas e o desenvolvimento das relações sociais, aguçar a curiosidade, além de propiciar a tomada de decisões e a resolução de problemas.

A proposta é relacionar as imagens aos textos dos conceitos correspondentes, e os professores são convidados a dar explicações sobre eles a cada rodada. Ao final do jogo, os educadores podem solicitar aos estudantes que contem uma história a partir do caminho formado pelas pedras. Nesse momento, os alunos poderão entender sobre o agente causador da infecção, as formas de contágio e de prevenção das doenças e solucionar eventuais dúvidas. A abordagem deve ser alinhada à faixa etária e ao nível escolar.

Neste dominó, as pedras estão divididas ao meio e em cada um dos lados encontram-se imagens que correspondem a um número, assim como no jogo original. As pedras também podem conter explicações sobre um determinado conceito em um dos seus lados, que devem ser encaixados nas imagens que os representem. 

Acesse o arquivo "Dominó Influenza - Vamos nos proteger da gripe?" para ver o modo de jogar, pontuação dos jogadores e as cartas para montar o jogo.