Portal do Butantan

Covid-19 não é causada por bactéria e Alemanha não está desrespeitando OMS ao fazer autópsias

É fake a informação de que a Alemanha teria “violado o protocolo da OMS (Organização Mundial da Saúde)” e passou a fazer autópsia nos mortos pelo coronavírus. A OMS não proíbe, pelo contrário, apresenta recomendações muito claras sobre como realizar autópsias. A organização, inclusive, reforça a importância de alguns cuidados e procedimentos que devem ser tomados para não colocar em risco a vida do responsável pela análise.

Segundo a mesma corrente, a Alemanha teria descoberto que a Covid-19 é causada por bactéria. A informação não procede, visto que o responsável pela doença é um vírus, como aponta o próprio Ministério da Saúde: “Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV.”

A informação de que a bactéria causaria coagulação do sangue e trombose e que essas seriam as causas das mortes também é inverídica. Novamente, o causador da Covid-19 não é uma bactéria, mas sim um vírus. Quem contrai a doença fica suscetível a vários outros sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa. Por esse motivo, não há um padrão e, sendo assim, não se pode afirmar que todas as mortes foram ocasionadas por coagulação sanguínea ou trombose.

O texto recomenda ainda o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e, “em primeiro lugar, aspirina”. No entanto, nenhum remédio tem comprovação de eficácia contra a Covid-19 e não é correto fazer uso desses – e outros – medicamentos sem prescrição médica.