“Podemos ter uma vacina maravilhosa e eficaz, mas se as pessoas não sentirem que precisam se vacinar tudo isso é inútil", enfatiza pesquisador chileno

.


Publicado em: 08/12/2021

Em sua fala no segundo dia do CoronaVac Symposium, nesta quarta (8), o doutor em microbiologia e imunologia da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Alexis Kalergis, afirmou que a população precisa entender a importância da vacinação para que seja possível acabar com a pandemia do SARS-CoV-2. 

“Nós podemos ter uma vacina maravilhosa e eficaz, mas se as pessoas não sentirem que precisam se vacinar, tudo isso é inútil", assinalou ele. Segundo o pesquisador, estudos científicos em todo mundo são as bases para aumentar a credibilidade das vacinas, inclusive em relação à sua aplicação em crianças e idosos.

Kalergis disse que, atualmente, os pesquisadores chilenos estão focados em estudar a resposta imune das vacinas em adultos com boa saúde. De acordo com o cientista, duas semanas após a segunda dose foi possível identificar um aumento significativo de anticorpos neutralizantes para a população adulta e idosos. “No Chile, a vacina foi bem tolerada em adultos e idosos. Não tivemos eventos adversos graves após a vacinação”, complementou.

 

Foram realizadas também diversas análises de células T, que têm funções imunológicas para respostas antivirais, eliminando células infectadas. A maioria dos participantes das pesquisas teve sintomas leves e resposta satisfatória sobre a imunidade. “O importante é que nós estamos chegando em um ano após o início da vacinação e conseguimos detectar células T, que produzem imunogenicidade, 20 semanas depois do reforço da terceira dose”, disse Kalergis. 

Em paralelo à aplicação da dose de reforço, o governo chileno também começou a vacinação de crianças, que já foi provada ser bastante eficiente na população entre seis e 17 anos. Para crianças de três a seis anos, os dados de segurança são animadores, com poucos efeitos registrados na agência local de vigilância. 

 

Consulte a programação do segundo dia do CoronaVac Symposium

Inscreva-se e participe

Saiba mais sobre o evento