No Dia do Professor, conheça os materiais do Butantan que podem ser utilizados em sala de aula
Publicado em: 15/10/2021

Nesta sexta (15), é dia de celebrar um profissional imprescindível em qualquer sociedade, especialmente naquelas que valorizam a ciência e a produção de conhecimento: o professor. Com certeza em algum momento de sua vida você conheceu um educador que mudou sua forma de ver o mundo e ampliou as fronteiras do seu pensamento. É para reconhecer o esforço e dedicação desses profissionais, tão importantes e que enfrentam tantos desafios, que o Butantan tem o prazer de celebrar o Dia do Professor com algo que faz parte do dia a dia de qualquer educador: conhecimento!

Afinal, de professor o Butantan entende. O instituto realiza diversas iniciativas voltadas à educação: mantém a Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB), abriga a pesquisa de centenas de pós-graduandos e disponibiliza para crianças e adultos quatro museus que propõem atividades educativas e de divulgação científica – sem contar que muitos dos pesquisadores e colaboradores do Butantan são, também, professores.

Outra ação do Butantan envolve a produção de conteúdos e materiais sobre ciência que podem ajudar no preparo de aulas interativas e diferenciadas. São artigos, jogos educativos, folhetos, livros e diversos tipos de publicações. Você os encontra no repositório digital, no site da ESIB, nas áreas do portal do Butantan destinadas aos museus Biológico e de Microbiologia e aqui nas notícias, nas seções Bubu Tantan e Butantan Educa.

Todas as plataformas, estudos e publicações são de domínio público e de acesso gratuito. Os materiais podem ser usados em sala de aula ou em trabalhos (neste caso, basta fazer as devidas referências ao autor e ao instituto).

Conheça alguns deles!

 

Jogos, livretos e matérias para aprender se divertindo

Os museus Biológico e de Microbiologia já desenvolveram diversos conteúdos destinados às crianças.

Do Museu de Microbiologia são jogos, quadrinhos, dedoches, dobraduras que unem a diversão e a aprendizagem do mundo científico. Entre os jogos estão dominós, jogos de tabuleiro e da memória. Também há livretos que falam das cientistas do mundo microbiológico, sobre a higienização correta das mãos e trazem histórias em quadrinhos sobre microrganismos. 

O museu Biológico também disponibiliza um vasto conteúdo de aprendizagem. Entre os jogos há dominós e jogos de tabuleiro sobre animais, além de livretos que trazem curiosidades e informações sobre aranhas, serpentes, tartarugas, borboletas, entre outros bichos. 

No portal do Butantan, a editoria Bubu Tatan, que reúne matérias direcionadas às crianças, e Butantan Educa, com notícias e informações para educadores, também são fontes de informação ricas para quem quer aprender ou ensinar ciência.

 

Sobre o Butantan

Para quem quer saber mais e ensinar a história do maior produtor de vacinas do Brasil, que se confunde com a própria história da saúde pública no Brasil, há diversos artigos acadêmicos que abordam a origem, o desenvolvimento, os objetivos do Butantan e sua contribuição para a ciência e a preservação da saúde da população. 

 

Sobre a ciência produzida no Butantan

As teses, dissertações, artigos e demais materiais produzidos pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências – Toxinologia, do Butantan, também estão disponíveis para quem estiver interessado. São cerca de 290 artigos com acesso livre.

 O Butantan também dispõe de mais de mil artigos técnico-científicos que abordam variados temas, como vacinas, soro antiofídico, espécies de cobras, microrganismos etc.

Também é possível saber mais sobre os autores dos estudos, teses e dissertações feitos no Butantan com a busca por nome no repositório.