Museu Histórico do Butantan comemora 40 anos em junho com programação especial
Publicado em: 25/05/2021

Criado em 1981, o Museu Histórico do Instituto Butantan tem como principal objetivo preservar e divulgar a história da ciência e da saúde. Fazem parte de seu acervo instrumentos científicos, equipamentos, mobiliário e outros objetos que foram utilizados ao longo da história do instituto. Em 2021, o museu completa 40 anos.

Para celebrar este marco, o Museu Histórico preparou uma programação especial aberta ao público durante todo o mês de junho. Como as visitas presenciais aos museus do Butantan estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus, os eventos comemorativos acontecerão de forma online.

Entre os temas que serão discutidos nos webinários estão "O Museu Histórico como espaço de memória", "Saúde pública no início do século XX" e "Instituto Butantan no século XXI e possibilidades de narrativas". Os encontros serão realizados na plataforma Google Meet. Para se inscrever no primeiro webinário, os interessados devem preencher o formulário disponível aqui. As informações sobre cadastramento para os próximos eventos serão publicadas no Instagram do Museu Histórico.

O mês de junho ainda contará com eventos online promovidos por outros museus do instituto: uma exposição virtual sobre a Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Centro de Memória e pelo Museu de Saúde Pública Emílio Ribas; e um café científico, idealizado pelo Museu de Microbiologia, entre duas pesquisadoras sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBT. 

Veja as datas de cada evento e programe-se:

02/06: Webinário - Exposição virtual: O Museu Histórico como espaço de memória

07 e 08/06: Centro de Memória e Museu de Saúde Pública Emílio Ribas: Semana Nacional de Arquivos com exposição virtual e webinário

09/06: Webinário - Olhares sobre a Saúde Pública no início do século XX

16/06: Webinário - Década de 1980: Novas trajetórias institucionais e o tombamento do Parque do Instituto

23/06: Webinário - Instituto Butantan no século XXI e possibilidades de narrativas

28/06: Museu de Microbiologia: café científico sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBT, com Ellen Nicolau, supervisora do Museu da Diversidade Sexual, e Lucy Gomes de Souza, paleontóloga do Museu da Amazônia e mulher trans.

30/06: Webinário - Museus Históricos Institucionais - desenvolvimento, apresentação e possibilidades de discursos musealizados