Farmacovigilância é o conjunto de atividades relacionadas à detecção, avaliação, compreensão, comunicação e prevenção de Eventos Adversos e problemas relacionados à vacinas, soros e outros medicamentos.Tem por objetivo monitorar esses produtos fabricados pelas empresas, visando a fornecer informações para avaliação de sua segurança, eficácia e qualidade.
Aqui no Instituto Butantan, o monitoramento é feito através do recebimento e análise de contatos espontaneamente feitos pelos usuários ou serviços de saúde, relatando a ocorrência de Eventos Adversos e outros problemas relacionados ao uso das vacinas ou soros produzidos pelo Instituto Butantan e que estão em uso na rede pública de saúde.
A avaliação é feita pelos profissionais da FARMACOVIGILÂNCIA e, por isso, é tão importante NOTIFICAR um Evento Adverso.
A notificação deve ser feita o quanto antes, ou seja, assim que o evento adverso for identificado, contendo a maior quantidade de informação possível, para que possa ser investigada de forma competente e oportuna (minimização de riscos).
Todos os Eventos Adversos notificados serão monitorados e acompanhados pela Farmacovigilância do Instituto Butantan, seguindo a política de privacidade e segurança. Mediante a autorização do relator, a Farmacovigilância do Instituto Butantan poderá entrar em contato para solicitar mais informações.
Para o registro de informações relativas a Eventos Adversos ou dúvidas sobre nossos produtos, por favor, entre em conosco.
Clique aqui para notificar o Evento Adverso.
O que é?
É qualquer situação médica desfavorável que ocorra após a pessoa ter recebido algum medicamento, vacina ou soro e que pode ou não ter causado a situação.
Outros problemas
Além de Eventos Adversos quais são os outros principais problemas relacionados com os medicamentos, vacinas e soros?
I. Eventos adversos por desvios da qualidade de medicamentos;
II. Uso em situações não aprovadas em bula (uso off-label).
III. Interações com substâncias químicas, outros medicamentos, álcool e alimentos;
IV. Falta de eficácia (inefetividade terapêutica);
V. Intoxicação relacionada a medicamentos;
VI. Uso abusivo de medicamentos;
VII. Erros na prescrição, dispensação, armazenamento, preparação e uso;
Outras avaliações
Além disso, também são avaliados:
● Benefícios não esperados;
● Exposições acidentais no ambiente de trabalho;
● Exposições durante a concepção;
● Exposições durante a gravidez; e
● Exposições via leite materno.