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Qualidade

No Instituto Butantan todos os colaboradores e colaboradoras são responsáveis pela qualidade, não apenas pela qualidade dos produtos, mas também pela qualidade de tudo o que é feito na instituição: pesquisa básica e aplicada, inovação, desenvolvimento, produção, análise, armazenagem, distribuição, estudos clínicos, diagnósticos, farmacovigilância e serviços prestados à saúde. 

O comprometimento e engajamento de todos são necessários na ambição do sistema de gestão da qualidade do instituto em promover a colaboração e desenvolver pessoas para inovar e influenciar padrões regulatórios e de qualidade, impulsionando a expansão para novos mercados – objetivos que estão alinhados aos valores da instituição centenária que é o Butantan. Em todas as ações, o instituto busca ser exemplo de ética, compromisso, eficiência, qualidade e inovação. 

São princípios, além da cultura de qualidade, a capacitação constante de colaboradores e colaboradoras, buscando conhecimento de vanguarda e mantendo vivo o espírito de inovação, que é um pilar constante da história do Butantan.

O propósito do sistema de gestão da qualidade do Butantan é traduzido na Política da Qualidade estabelecida: assegurar a condução das atividades da instituição de acordo com padrões de qualidade, que prezem a excelência e a melhoria contínua, de forma a garantir o fornecimento de produtos e serviços seguros e eficazes, contribuindo para o acesso universal da população à saúde.

O sistema de gerenciamento é desenhado para dar suporte a uma estratégia de qualidade baseada na avaliação e manejo de riscos, alinhada à aplicação dos requerimentos normativos nacionais e internacionais e melhores práticas de mercado.

Além disso, segue os objetivos estratégicos da instituição, dando respaldo e confiabilidade à população e aos clientes dos serviços e produtos oferecidos.

Em 2021, buscando organizar uma estrutura que elevasse o Butantan a um novo patamar de qualidade, a instituição realizou a reestruturação de seus sistemas de gestão da qualidade para tornar mais claro o direcionamento dos padrões de qualidade em todas as suas áreas de negócio.

Assim, foram estabelecidas as seguintes divisões da qualidade:

 

  • Sistema de Qualidade Farmacêutica: responsável por fornecer e monitorar as diretrizes gerais de qualidade para todo o site.

  • Sistema de Qualidade de Operações: responsável pela gestão da qualidade de produtos registrados.

  • Sistema de Qualidade de Pesquisa & Desenvolvimento: responsável pela gestão da qualidade de produtos em desenvolvimento.

  • Sistema de Qualidade Médica: responsável pela gestão da qualidade dos ensaios clínicos, desenvolvimento clínico, farmacoepidemiologia, farmacovigilância e tecnovigilância.

  • Sistema de Qualidade de Diagnóstico: responsável pela gestão de qualidade de produtos e análises de diagnóstico clínico realizados no Instituto Butantan.

 

Certificações 

As atividades conduzidas pelo Butantan estão submetidas aos padrões de qualidade definidos por normas nacionais e internacionais e com as melhores práticas de mercado. Os resultados dessa estratégia podem ser medidos pelos reconhecimentos já conquistados:

  Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) da Anvisa Anvisa 

 

 

  Pré-qualificação da vacina influenza trivalente pela Organização Mundial da Saúde (OMS)