Aproveite a volta às aulas com um mergulho nos… micróbios!
Publicado em: 01/02/2021

Desde 2002, o Museu de Microbiologia do Instituto Butantan estimula a curiosidade científica de jovens e aproxima a ciência do público em geral. São atividades educativas para crianças de todas as idades, para fazer em casa ou na escola, sozinho ou com a colaboração de um adulto. Conheça algumas iniciativas!

Para começar, você pode dar uma olhada em todos os assuntos interessantes já abordados nas exposições temporárias do Museu e aprender mais sobre cada um deles clicando aqui.

Você também pode navegar pela playlist dedicada ao Museu de Microbiologia do canal do Instituto Butantan no YouTube. A equipe do Museu desenvolve vídeos didáticos e curiosos utilizados tanto para exposições quanto para ações educativas.

Nos vídeos a seguir, você descobrirá um mundo novo de seres pequenos, mas tão pequenos, e a importância que eles têm para a natureza e o equilíbrio do planeta.

Depois de aprender sobre os micróbios, você pode aplicar os novos conhecimentos enquanto se diverte! O Museu de Microbiologia disponibiliza uma série de conteúdos educativos gratuitos para baixar, imprimir e aprender brincando.

Como os dedoches, por exemplo. Dedoches (fantoches para os dedos) são uma técnica antiga, mas muito divertida, de contar histórias. Ela ilustra, incentiva a imaginação e desperta a curiosidade das crianças. Pensando nisso, o Museu elaborou um material com personagens - ameba, vírus, bactéria e fungo -  e cenário para você imprimir, se inspirar e criar. Clique aqui e comece já!

E aqui vai uma dica para quando a pandemia acabar e o parque do Butantan reabrir para visitação: são os kits de experimentos para quem gosta de botar a mão na massa. Cada kit aborda um tema e oferece vivências específicas - como a construção de um caleidoscópio, a investigação de mistérios da ciência e a relação entre os cristais e as descobertas sobre o DNA. Os kits podem ser adquiridos na loja do Instituto Butantan.