“Férias no Butantan” pra não deixar ninguém parado durante o mês de janeiro
Publicado em: 15/01/2021

Chegaram as férias! É hora de guardar os livros e cadernos, desligar o computador e descansar… Não mesmo! As equipes dos museus do Instituto Butantan e do Centro de Memória prepararam uma surpresa muito especial para crianças de todas as idades que estão de folga entre os dias 18 e 30 de janeiro: é o “Férias no Butantan”, que chega a mais uma edição com uma mudança importante - neste ano, todas as atividades serão virtuais e estão relacionadas ao tema Saúde Pública. Dá só uma olhada em tudo que vai rolar:

> Expedições pela história do Butantan e exposições virtuais dos acervos dos museus

> Laboratórios com atividades didáticas pra você entender tudo sobre micro-organismos

> Lives sobre os impactos da falta de cuidado com o meio ambiente na nossa saúde, como se proteger de animais peçonhentos como escorpiões e os cuidados e perigos da introdução de animais exóticos (ou seja, que não são naturais daqui) na nossa fauna

> Oficinas para colocar a mão na massa e aprender a fazer dedoches (fantoches de dedo) de micróbios

E, para completar, vai ter PRÊMIO! As crianças e seus pais poderão participar de três concursos. Em cada um deles, o 1º colocado ganha um livro, o 2º colocado ganha uma camiseta e o 3º colocado ganha uma caneca. Os melhores trabalhos serão publicados nas redes sociais dos museus, para todo mundo ver e curtir!

Concurso Online de Fotografia: Animais do Museu Biológico
Serão premiadas as melhores fotos autorais de animais que fazem parte do acervo do museu (aranhas, escorpiões, serpentes e lagartos). As fotos podem ter sido tiradas no próprio museu, antes da pandemia, ou de animais da natureza. Cada candidato pode enviar duas fotos. Precisa caprichar no título!
Envios até 19/01.

Concurso Online de Desenho de Cartazes do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas
Serão premiados os melhores cartazes com mensagens de prevenção ou medidas de combate à Covid-19. Cada candidato pode enviar até dois desenhos e a mensagem pode ser curta ou longa.
Envios até 20/01.

Concurso de Desenhos: Desenhando a Quarentena, do Centro de Memória
Serão premiados os melhores desenhos sobre o cotidiano durante a pandemia. Cada candidato pode enviar até dois desenhos, e cada um precisa ter título.
Envios até 27/01.

Uma comissão escolherá os desenhos e fotos finalistas de cada concurso. Essas imagens serão publicadas no Instagram e Facebook de cada museu e abertas para o voto popular. As imagens mais populares serão as premiadas!

O “Férias no Butantan” começa em 18/01 e vai até 30/01. Todas as atividades são gratuitas. Confira a programação completa e mais informações no site do evento.