O teste tem sido amplamente utilizado por pessoas que desejam saber qual o seu nível de imunidade após receberem a vacina. Porém, o FDA afirma que, embora o exame sorológico possa ser utilizado para identificar pessoas que possivelmente foram expostas à Covid-19 anteriormente, são necessários mais estudos para avaliar os resultados em indivíduos vacinados.
O órgão regulatório reforça ainda que as pessoas devem ter ciência de que um resultado positivo para o teste de anticorpos não significa que elas possuam uma quantidade específica de imunidade contra a infecção pelo novo coronavírus. “Se os resultados do teste de anticorpos forem interpretados incorretamente, há um risco potencial de que as pessoas tomem menos precauções contra a exposição ao SARS-CoV-2”, diz o comunicado.
Testes sorológicos são feitos a partir de amostras de sangue e podem identificar anticorpos da classe IgM, IgA ou IgG contra proteínas do vírus SARS-CoV-2. Quando o sangue colhido é misturado a uma substância reagente e entra em contato com anticorpos, muda de cor. O procedimento já é adotado para identificação de outras doenças infecciosas virais, como o HIV e a Hepatite B.
A recomendação do FDA é que o exame seja realizado apenas após a solicitação de um profissional da saúde.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.