A CoronaVac, vacina do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac, permanece em aplicação no Brasil e vem sendo utilizada, especialmente, no público de 3 a 5 anos por ser um imunizante seguro e eficaz contra a Covid-19. Para reforçar esse fato, basta lembrar que entre fevereiro e setembro, o Butantan forneceu ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, 12 milhões de doses da CoronaVac para a vacinação das crianças e adolescentes.
O total de doses encaminhadas pelo instituto à população, desde o início da pandemia, é de 112 milhões – 100 milhões em 2021 e 12 milhões em 2022. O Butantan permanece à disposição do governo federal para disponibilizar um quantitativo ainda maior de doses da vacina, caso haja interesse de compra.
Portanto, é mentiroso dizer que a CoronaVac “saiu do mercado brasileiro”. Ela continua sendo aplicada nos postos de saúde, conforme as determinações de cada estado ou município, e segundo o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sua aprovação para a faixa etária de 6 a 17 anos aconteceu em 20/1, e a autorização para uso em crianças de 3 a 5 anos foi dada em 13/7.
A CoronaVac é uma das vacinas mais seguras e eficientes em uso na população brasileira. Um estudo do Instituto Butantan publicado em setembro na revista Viruses e realizado em Serrana (SP), cidade que recebeu o Projeto S e teve a maioria de sua população vacinada com CoronaVac, mostrou que mais de 95% dos casos de Covid-19 no município foram leves, inclusive os da variante ômicron do vírus SARS-CoV-2.
O desfecho clínico foi avaliado de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontando doença leve em 88,9% dos casos de gama, em 98,1% dos casos de delta e em 99,1% dos casos de ômicron. Além disso, a mortalidade pós-vacinação foi significativamente menor do que antes da imunização, apontando o impacto da vacina para evitar casos graves e mortes. A pesquisa foi feita em parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto e o Hospital Estadual de Serrana, entre outras instituições.
Mais estudos que comprovam a eficácia e eficiência da CoronaVac em todos os públicos podem ser encontrados no Dossiê CoronaVac – O que a ciência comprova, que reúne artigos científicos de todo o mundo e é atualizado mensalmente. Também é possível consultar o Dossiê CoronaVac – Crianças e Adolescentes, focado nos estudos que mostram os resultados de segurança e eficácia da aplicação nesse público.