Portal do Butantan

Intervalo entre as duas doses da CoronaVac para crianças deve ser de 28 dias

Estudos científicos demonstraram que dentro deste período a eficácia do imunizante do Butantan é ainda maior


Publicado em: 26/01/2022

Para crianças e adolescentes acima dos seis anos, o intervalo entre as duas doses do esquema vacinal inicial de CoronaVac, imunizante do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac, deve ser de 28 dias. Esse é o período assinalado em bula e a recomendação do instituto para a vacinação do público pediátrico.

O intervalo de 28 dias foi praticado nos ensaios clínicos de fase 1 e 2 feitos com crianças na China e vem sendo usado nos estudos de fase 3, realizados em países como África do Sul, Malásia e Filipinas. Também é o intervalo executado no Chile e na China, onde a CoronaVac já é usada habitualmente na população acima dos três anos – no país andino, mais de 1,5 milhão de crianças já foram imunizadas com a vacina do Butantan; no país oriental, são mais de 211 milhões de doses distribuídas nesse público.

Vale lembrar que o intervalo praticado com a CoronaVac no Brasil majoritariamente desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, em janeiro de 2021, foi de 21 a 28 dias. Isso porque os ensaios clínicos realizados com a vacina no Brasil mostraram que sua eficácia geral é maior nesse caso.

De acordo com o artigo científico que descreve os resultados dos estudos de fase 3 no país, a eficácia global da CoronaVac para casos sintomáticos é de 50,7% com 14 dias de intervalo entre as duas doses. Se o intervalo for de 21 dias ou mais, a eficácia global é de 62,3%. Os dados foram obtidos no estudo clínico realizado em 2020 com mais de 12 mil profissionais da saúde.

De acordo com a bula da CoronaVac, “o esquema posológico foi avaliado com intervalo entre as doses de 14 a 28 dias, porém os estudos de imunogenicidade fase 2 indicam uma melhor resposta imunológica da vacina com intervalo de 28 dias”.

 

Por que não há diferença no intervalo de doses entre adultos e crianças?

Porque a vacina das crianças é a mesma dos adultos. Uma das grandes vantagens da CoronaVac é que ela é feito com a tecnologia de vírus inativado, uma das mais tradicionais e estudadas pela ciência para a fabricação de vacinas. Imunizantes desse tipo têm altos perfis de segurança e são bem tolerados pelo organismo tanto de adultos, quanto de crianças. Por isso, nos ensaios clínicos com crianças, foi possível usar a mesma dose de vacina usada em adultos (3 miligramas), com resultados ainda melhores e menos efeitos adversos.

 

Fui vacinar meu filho e disseram para eu voltar em 15 dias. O que eu faço?

No município de São Paulo, onde vinha sendo recomendado o intervalo de 15 dias para as crianças, a Prefeitura anunciou que o prazo passaria a ser de 28 dias. Os pais e mães das crianças que foram instruídos a voltar após duas semanas para a segunda dose serão orientados da atualização para o intervalo de 28 dias pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde.

 

A CoronaVac é segura e eficaz para o público pediátrico?

Considerado o imunizante com o mais alto perfil de segurança dentre todos os disponíveis para uso conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina do Butantan tem demonstrado em ensaios clínicos e estudos de efetividade feitos na China, no Chile, na África do Sul e em diversos outros países ser segura, eficaz e eficiente para o público pediátrico.

Um dia após a autorização da Anvisa para uso emergencial da CoronaVac, concedida em 20/1, o Ministério da Saúde incluiu o imunizante no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 para o público de seis a 17 anos.

 

MAIS NOTÍCIAS