Procedimentos para agendar escolas/grupos
Entre em contato pelo e-mail agendamento@butantan.gov.br ou pelo telefone (11) 2627-9536 para verificar a disponibilidade de horários para visitas agendadas em nossos museus.
Para melhor aproveitamento da ação educativa, é importante informar, no momento do agendamento, se há no grupo indivíduos com deficiências e de que tipo.
O Cancelamento da visita deve ser comunicado com antecedência de até 30 dias da data programada, via e-mail agendamento@butantan.gov.br
Quem deve agendar?
- O agendamento de grupos é necessário apenas para grupos organizados, como escolas, associações, grupos de escoteiros e outros, a partir de 15 pessoas.
- Número máximo de visitantes por grupo: 45 pessoas (entre alunos e acompanhantes), com exceção dos grupos infantis (3 a 6 anos), que devem conter no máximo 33 pessoas.
- Cada grupo de 20 alunos/participantes deverá ser acompanhado por, no mínimo, 01 responsável durante toda a visita. Grupos infantis deverão estar acompanhados por 01 responsável a cada 10 alunos.
- Caso você esteja fazendo o agendamento de grupos por meio de uma agência de turismo, clique aqui para mais informações.
- Se você faz parte de um grupo de pessoas que não é definido como organizado, favor conferir as orientações aqui.
Dicas para professores e responsáveis para melhor aproveitamento dos espaços visitados
Recomendamos que o professor ou responsável faça uma visita prévia ao(s) museu(s) em que será feita a atividade, ou se informe sobre as exposições antes da visita com os alunos. Assim, será possível planejar a melhor forma de inserir a saída no planejamento pedagógico da disciplina, relacionando o conteúdo das exposições com os assuntos tratados em sala de aula.
Além disso, informar antecipadamente o roteiro e o conteúdo da visita para os alunos estimula o seu interesse, fazendo com que fiquem mais atentos aos temas tratados.
Evite solicitar aos alunos que façam muitas anotações durante o percurso da visita educativa. Além de comprometer o tempo destinado à visita, elas dispersam a atenção dedicada às exposições e das ações educativas aqui propostas.
Proponha ou discuta com eles sobre as melhores formas de registro das informações, como pequenas anotações, desenhos, fotografias ou, ainda, anotações após a visita. Na volta à sala de aula, procure retomar os assuntos tratados durante a visita buscando esclarecer possíveis dúvidas ou aprofundar os conteúdos mais interessantes para o grupo.
Confira os valores dos nossos ingressos acessando a página da Bilheteria
Nas visitas regulares, além de uma apresentação geral sobre o Instituto no espaço da recepção que temporariamente se encontra no Museu de Microbiologia, educadores dos museus abordam conteúdos específicos relacionados às exposições dos três museus localizados no parque: Museu de Microbiologia, Museu Histórico e exposição temporária do Museu Biológico. A ordem de visitação aos museus é fixa, contínua e não poderá ser alterada.
Oferecimento: terça a sexta o dia todo.
Público-alvo: Ensino infantil, fundamental I, fundamental II e médio (outros tipos de grupos organizados podem ser agendados, desde que acordado com a equipe de agendamento).
Duração: de terça a sexta 2h40.
Procedimentos para o dia da visita integrada aos museus do parque
Pedimos que estas informações sejam transmitidas a todos os responsáveis e aos grupos de visitantes:
● Ao chegar ao Instituto, o ônibus deverá seguir até o bolsão de estacionamento que fica ao lado do Museu de Microbiologia, onde será recebido por orientadores de público.
● É importante que o grupo chegue ao Instituto 30 minutos antes do início da visita agendada para o procedimento de recepção e a retirada de ingressos.
● Lembramos que atrasos podem ocasionar a redução do tempo da visita, a perda da monitoria ou, eventualmente, o cancelamento da visita.
● Não possuímos guarda-volumes. Para maior conforto e segurança do grupo, bolsas, sacolas e mochilas devem ficar no ônibus.
● O deslocamento entre os museus se dá em espaço aberto. Assim, é recomendável que os alunos utilizem roupas e sapatos confortáveis, bonés, protetor solar e capas-de-chuva.
● Não é permitido consumir bebidas ou alimentos, inclusive chicletes e balas, dentro dos museus.
● O uso indevido do equipamento público e conduta inadequada serão penalizados conforme a lei em vigor.
● A responsabilidade pela conduta dos alunos ou visitantes nas dependências do Instituto Butantan é do professor ou responsável pelo grupo.
(11) 2627-9536
segunda a sexta das 9h às 16h30
Obs.: lembramos que o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas passa por uma grande reforma nas áreas técnicas de guarda e tratamento dos acervos, adequando-as para a melhor preservação do local. Durante o período, o local ficará fechado para visitação.
Obs. 2: Laboratórios e fábricas não aceitam visitação.