Caso seu laboratório ou setor tem interesse em transferir documentos que possam contribuir para memória do Instituto Butantan, como documentos, objetos, fotografias, slides, negativos, você deve:
Entrar em contato com Centro de Memória e nos contar um pouco da história dos itens, que deseja transferir, com o máximo de informação possível (identificação de pessoas, lugares e datas). Nossa equipe fará uma avaliação prévia do que poderá ser transferido, após consultas a profissionais colaboradores, e o recolhimento será realizado após a assinatura do TERMO DE TRANSFERÊNCIA, nele estarão especificadas todas as questões de guarda e acesso desse acervo.
É uma prática constante do Centro de Memória a aquisição de acervos pessoais dos antigos servidores e cientistas que trabalharam na Instituição e contribuíram para o seu desenvolvimento. Para realizar doações de acervo é necessário, entrar em contato com o CM e enviar:
- Manifestação do titular ou representante legal do acervo, escrita e assinada, indicando o interesse da doação sem ônus à instituição;
- Listagem dos itens com o máximo de informações (datas, identificação das pessoas, suportes, quantidade, etc);
- Histórico do acervo, contendo a procedência e relevância.
A equipe técnica retornará o contato e fará uma prévia avaliação do acervo, levando em consideração:
a) Se o acervo a ser incorporado está de acordo com as finalidades da instituição.
b) Certificar-se, antes da aquisição, de que o acervo é legalmente do proponente interessado. Em nenhuma hipótese a instituição poderá adquirir itens de proveniência desconhecida ou duvidosa;
c) Tamanho volume ou quantidade/ do acervo;
d) Estado de conservação, avaliando os recursos para sua manutenção e preservação, como também os riscos de contaminação à outros acervos e pessoas.
Esses documentos compõem a proposta de doação, que encaminhada a Diretoria Técnica, para validação da aquisição do acervo. Obtendo uma resposta positiva, o acervo será cedido por meio do PROCESSO DE DOAÇÃO aberto pela Assessoria Jurídica, no qual ficarão acordadas as questões de cessão, uso e guarda.
(11) 2627-9808
Segunda a Sexta das 07h às 18h
Horário de atendimento a pesquisa:
Somente com agendamento prévio pelo e-mail: doc@butantan.gov.br
Segunda a sexta feira das 09h30 às 12h30 e das 14h às 17h.
Diretoria:
Suzana Cesar Gouveia Fernandes
Diretora
Olga Sofia Faberge Alves
Vice-Diretora
Administrativo:
Ivani Aparecida de Moura Machado
Oficial Administrativo
Maria Lídia da Costa Veloso Resende
Auxiliar Administrativo
Equipe Técnica:
Audrea Santos de Santana
Analista de documentação pleno
Deborah Lavorato Leme
Assistente de conservação
Eny Stanger Ferreira
Analista de conservação pleno
Erivelton de Jesus Gomes
Assistente de documentação
Ivone Kasuko Yamaguchi
Pesquisadora Voluntária
Juliana Cabral da Silva
Assistente de documentação
Leticia da Silva Rocha
Assistente de documentação
Maria Aparecida da Costa
Auxiliar de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica
Mariane Moraes Mateuci
Jovem aprendiz
Mario Gustavo Mayer
Pesquisador Científico II
Nelson Ibañez
Médico III
Nelson Roberto Rudiger
Agente de Apoio a Pesquisa Cientifica e Tecnológica
Olga Sofia Fabergé Alves
Pesquisador Científico IV
Paulo Henrique Nico Monteiro
Pesquisador Científico VI
Sérgio Antônio de Simone
Executivo Público
Suzana Cesar Gouveia Fernandes
Pesquisador Científico V
Vinicius Santos Ribeiro da Silva
Jovem aprendiz
Estudantes Bolsistas:
Matheus Picoli de Almeida
Projeto PIBIC