Uma série de vídeos que explora as grandes epidemias da humanidade
“As Grandes Epidemias” tem cinco vídeos e viaja por grandes doenças que se tornaram desafios à saúde pública
Publicado em:
19/02/2021
É só conhecendo o passado que podemos entender o presente e melhorar o futuro. Em meio à pandemia global da Covid-19, olhar para as grandes epidemias de antigamente pode nos dar respostas sobre o momento que vivemos, e mostrar que a história sempre se repete.
A série de cinco vídeos “As Grandes Epidemias”, elaborada pelo Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, viaja por cinco grandes doenças que, em diferentes épocas, se tornaram verdadeiros desafios à saúde pública: peste bubônica, varíola, influenza (especificamente, gripe espanhola), meningite e AIDS.
Reunindo fotos, ilustrações e imagens de época, além de depoimentos de especialistas do Butantan e grandes nomes da medicina brasileira, os vídeos ensinam que a peste bubônica chegou a dizimar um quarto da população da Europa (25 milhões de pessoas) durante o século XIV; que a varíola chegou a ser utilizada como arma biológica contra as populações indígenas da América Latina no século XVI; que a gripe espanhola começou nos Estados Unidos, trazida por soldados que voltavam da Primeira Guerra Mundial; que um surto de meningite meningocócica atingiu nos anos 1970 o Brasil, principalmente os estados de São Paulo e Rio de Janeiro; e como os medicamentos antirretrovirais ajudaram a trazer saúde e qualidade de vida para os portadores de HIV.
Jovem Cientista | Com formação em três faculdades, biotecnologista estuda vacina universal contra doenças pneumocócicas no Butantan
Hub de inovação: com tecnologia de ponta, centro de pesquisa do Butantan busca soluções para doenças inflamatórias a partir de venenos
Butantan identifica proteínas com potencial de combater doenças degenerativas em veneno de taturana
Olimpíada Brasileira de Biologia aborda desafios na erradicação de doenças para estudantes do ensino médio
doenças
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.