Portal do Butantan

“Temos que revisitar a autossuficiência na produção de imunobiológicos”, diz Esper Kallás no aniversário de 122 anos do Butantan

Instituto comemora aniversário com 10 dias de atividades para a comunidade e apresentação da nova diretoria aos colaboradores


Publicado em: 23/02/2023

Durante a abertura das comemorações do aniversário de 122 anos do Butantan, celebrado nesta quinta (23/2), o novo diretor técnico do instituto, o médico infectologista Esper Kallás, declarou o objetivo de manter o crescimento da instituição em todos os seus pilares: pesquisa, educação, produção e inovação. Para isso, ele destacou a importância de se trabalhar pela autossuficiência brasileira na produção de imunobiológicos, juntamente com outras instituições e governos – necessidade despertada pela pandemia de Covid-19, quando o mundo viveu uma grave crise de desabastecimento de vacinas e equipamentos de proteção individual.

“Acho que a gente tem que revisitar o conceito de autossuficiência especificamente de imunobiológicos pela importância do Butantan, o maior produtor de vacinas do Brasil, o décimo maior produtor do mundo. Temos que trazer essa discussão de valorização do instituto, de valorização da Fundação Butantan, do aumento da capacidade produtiva brasileira ao lado de outros institutos do Brasil, e também pedir para os governos estadual e federal acionarem políticas públicas que permitam que isso aconteça”, disse ele, durante cerimônia ocorrida no Boulevard localizado dentro do Parque da Ciência.

Esper relembrou que, na década de 80, havia iniciativas no país que vislumbravam a necessidade de autossuficiência brasileira em imunobiológicos. Com a falta crônica de equipamentos de proteção individual, como máscaras, álcool gel, e mesmo de vacinas, em meio à expansão do SARS-CoV-2, a discussão voltou à tona e “nunca foi tão atual”, segundo ele. 

“Muita gente começou a se questionar se para produtos básicos, vitais e estratégicos para um país deve