Sustentabilidade

O conceito de “sustentabilidade ambiental” foi introduzido inicialmente em 1987 pela WCED (World Commission on Environment and Development), uma comissão formada por membros da ONU (Organização das Nações Unidas) com o intuito de unir países em torno do desenvolvimento sustentável.

Hoje, a definição de sustentabilidade pode ser entendida como a manutenção do equilíbrio ao longo do tempo. Ou seja, é a capacidade de conseguir suprir as necessidades humanas atuais, do presente, sem que sejam afetadas as habilidades das gerações futuras de fazer o mesmo, de suprirem as suas próprias necessidades.

O Instituto Butantan, no desempenho de suas atividades, com notória atuação na pesquisa, produção e difusão cultural, resulta no alto consumo de recursos naturais além de diversos impactos socioambientais.

Diante disso, faz se necessária adoção de medidas fundamentadas no princípio da responsabilidade socioambiental, visando à prevenção de impactos ambientais, o uso racional dos recursos naturais no desenvolvimento das atividades do Instituto Butantan e o fortalecimento de sua imagem.

Em busca do fortalecimento das práticas sustentáveis a área de Segurança do Trabalhado e Meio Ambiente do Instituto Butantan vem desenvolvendo ações para prevenção de impactos ambientais e o uso racional dos recursos naturais nas seguintes áreas de atuação:

Resíduos Sólidos

 

O Instituto Butantan, comprometido com questões ambientais e com o atendimento à legislação, implantou o Programa de Gerenciamento de Resíduos do Instituto Butantan (PGRIB), cuja finalidade é gerenciar adequadamente os resíduos resultantes das diversas atividades desenvolvidas no IB, desde a geração até a destinação ou disposição final. As medidas propostas no PGRIB visam à redução da geração de resíduos, à segurança e conscientização de todos os envolvidos, a fim de minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente e a saúde humana.


Manejo das Árvores


O Instituto Butantan- IB possui um parque com significativa importância para turismo e lazer, constituído por cerca de 62% com vegetação de Mata Atlântica, atuando como importante refúgio para a biodiversidade, além de desempenhar um papel fundamental na melhoria das condições de vida das cidades e da população do entorno.
Com o objetivo de contribuir com a segurança dos visitantes e colaboradores do IB, a equipe da SMA desenvolveu um Projeto de Manejo Preventivo e Conservação do Instituto Butantan, com a finalidade de minimizar os riscos com acidentes envolvendo queda de galhos e de árvores.

Emissões Atmosféricas

 

O Instituto Butantan desenvolvelu o Plano de Monitoramento de Emissões atmosféricas (PMEA). O PMEA tem o objetivo de manter e operar adequadamente os equipamentos que queimam combustível, visando uma combustão adequada, de modo a evitar a emissão de poluentes para a atmosfera. Anualmente são realizadas campanhas de medição e monitoramento das emissões de fontes fixas de poluição do ar.

Efluentes 

Na indústria farmacêutica, a água é considerada a principal matéria prima, utilizada na preparação dos fármacos e em processos de esterilização, troca térmica, sanitização de ambientes, equipamentos e materiais de vidraria, resultando na geração de efluentes líquidos industriais. Além disso, as atividades de pesquisa, áreas administrativas e culturais resultam na geração de efluentes líquidos sanitários. Os efluentes industriais passam por processo de tratamento térmico específico antes do descarte na rede pública de tratamento de esgoto da SABESP. Para controle, a SMA realiza procedimento de monitoramento dos efluentes, com base em amostragem.

Licenciamento Ambiental


O licenciamento ambiental é um instrumento utilizado com o objetivo de exercer controle e acompanhamento de atividades que utilizem recursos naturais, que sejam poluidoras ou que possam causar degradação do meio ambiente.
O Instituto Butantan, comprometido com o atendimento legal e com sustentabilidade, busca o desenvolvimento de suas atividades produtivas, culturais e pesquisa de forma sustentável e com anuência dos órgãos ambientais. 

 

 

 

Informações

 

 (11) 2627-3836

 sma@butantan.gov.br

 terça a domingo das 8h às 17h

Centro Administrativo Instituto
     Butantan, setor azul
     Av. da universidade,210
     Cidade Universitária
     São Paulo