Farmacovigilância

Farmacovigilância é o conjunto de atividades relacionadas à detecção, avaliação, compreensão, comunicação e prevenção de Eventos Adversos e problemas relacionados à vacinas, soros e outros medicamentos.Tem por objetivo monitorar esses produtos fabricados pelas empresas, visando a fornecer informações para avaliação de sua segurança, eficácia e qualidade.

Aqui no Instituto Butantan, o monitoramento é feito através do recebimento e análise de contatos espontaneamente feitos pelos usuários ou serviços de saúde, relatando a ocorrência de Eventos Adversos e outros problemas relacionados ao uso das vacinas ou soros produzidos pelo Instituto Butantan e que estão em uso na rede pública de saúde.

A avaliação é feita pelos profissionais da FARMACOVIGILÂNCIA e, por isso, é tão importante NOTIFICAR um Evento Adverso.

A notificação deve ser feita o quanto antes, ou seja, assim que o evento adverso for identificado, contendo a maior quantidade de informação possível, para que possa ser investigada de forma competente e oportuna (minimização de riscos).

Todos os Eventos Adversos notificados serão monitorados e acompanhados pela Farmacovigilância do Instituto Butantan, seguindo a política de privacidade e segurança. Mediante a autorização do relator, a Farmacovigilância do Instituto Butantan poderá entrar em contato para solicitar mais informações.

Para o registro de informações relativas a Eventos Adversos ou dúvidas sobre nossos produtos, por favor, entre em conosco. 

Clique aqui para notificar o Evento Adverso.

 

Entenda o que é um evento adverso

Informações

 

 0800 701 2850

sac@butantan.gov.br
     farmacovigilancia@butantan.gov.br