laboratório de herpetologia​

Patricia Cilene D. Marchioretto
Renato Moterani
Samira Emanuela Maria Vieira

descrição do laboratório

Vital Brazil, na introdução do seu livro publicado em 1911, intitulado “A defesa contra o ofidismo”, já havia definido o papel a ser desempenhado pelo Laboratório de Herpetologia: o estudo criterioso da biologia das serpentes para ensinar os melhores meios de evitar os acidentes ofídicos, fornecendo conhecimento sobre a distinção entre as espécies de importância em saúde e aquelas sem importância em saúde, sobre o habitat das diferentes serpentes, sua história natural e sua alimentação. Estes preceitos sempre guiaram as linhas de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Herpetologia, que conta com 8 pesquisadores e 19 funcionários. As pesquisas centram-se em história natural; reprodução e manutenção de serpentes em cativeiro; sistemática e evolução dos ofídios; propriedades dos venenos ofídicos; hemostasia e mecanismos de proteção contra o envenenamento; enfermidades e patologias de répteis.

linhas de pesquisa atuais

1.   ​História Natural, fisiologia, filogenia, genética e conservação

1. Nesta linha estuda-se a fauna herpetológica neotropical, seu modo de vida e relações de parentesco para implementar políticas de saúde pública, bem como conservacionistas.
2.   Reprodução, criação de serpentes e produção de venenos ofídicos
  1. A principal finalidade da pesquisa é expandir os conhecimentos na área de comportamento, alimentação e reprodução das serpentes brasileiras, formando um plantel saudável para a obtenção de veneno para a produção de antivenenos e pesquisas imunobiológicas, além de auxiliar na conservação das diferentes espécies in situ. O aperfeiçoamento dos métodos de contenção física para diminuir o estresse durante a rotina de extração de veneno e o desenvolvimento de novas metodologias para aumentar a segurança dos técnicos ao manejar as serpentes também são contemplados nessa linha de pesquisa.
3.   Venenos ofídicos
  1. Investigação dos fatores biológicos que influenciam a variabilidade das ações biológicas, bioquímicas, farmacológicas e proteômicas dos venenos das serpentes, com ênfase em espécies de importância em sáude, no nível de espécie, procedência geográfica, sexo, indivíduo e ontogênese, além de investigar também as propriedades das secreções tóxicas de serpentes das famílias Colubridae e Dipsadidae. Esta linha de pesquisa também é responsável por estabelecer e testar parâmetros de qualidade na produção de venenos ofídicos para a produção de imunobiológicos.
4.​   Estudo do veneno utilizando abordagens proteômicas, com ênfase na hemostasia e mecanismos de proteção contra o envenenamento
  1. Estudo da fisiologia das serpentes e seus venenos, com ênfase nos mecanismos hemostáticos e de prevenção contra o seu próprio envenenamento, utilizando abordagens proteômicas. Também são investigadas as moléculas com potencial biotecnológico, tanto no controle da hemostasia, como na terapia contra o
  2. envenenamento.
5.   ​Enfermidades e patologias de répteis
  1. O estudo das enfermidades que afetam as serpentes mantidas em cativeiro ou as de vida livre é de extrema importância para melhorar as condições de saúde destes animais in situex situ. Este estudo auxilia na obtenção de venenos de boa qualidade para a pesquisa e a produção de imunobiológicos. A determinação dos padrões hematológicos, bioquímicos e hormonais das serpentes são ferramentas importantes para diagnosticar precocemente as doenças que afetam tanto os ofídios em cativeiro, como os de vida livre.