laboratório de bioprocessos​

 

 Editor de Conteúdo ‭[1]‬

 
pesquisadores da unidade:

Celia Liberman – celia.liberman@butantan.gov.br
Elisabeth Cheng – elisabeth.cheng@butantan.gov.br
Elizabeth A. L. Martins – elizabeth.martins@butantan.gov.br
Joaquin Cabrera-Crespo – joaquin.cabrera@butantan.gov.br
Mickie Takagi - mickie.takagi@butantan.gov.br
Rocilda Schenkman – rocilda.schenkman @butantan.gov.br
Viviane M. Gonçalves – viviane.gonçalves @butantan.gov.br

objetivo geral

Nos Laboratórios de Bioprocessos realizam-se estudos voltados à cinética de diferentes microrganismos para produção de antígenos e biomoléculas importantes do ponto de vista vacinal, assim como a purificação dessas biomoléculas, visando elevada qualidade e rendimento desenvolvendo processos que viabilizem o escalonamento.
No Laboratório também são desenvolvidos processos para a produção de biofármacos de interesse clínico, como produtos extraídos e purificados a partir de tecidos animais e de plasma humano.

Bioprocessos: vacinas 
O grupo tem se dedicado ao desenvolvimento de processos de produção e purificação das biomoléculas de interesse a partir de diversos microrganismos recombinantes ou não e de importância para a saúde pública; os cultivos são realizados inicialmente em biorreatores de até 10L.

O escalonamento dos processos de produção e purificação de antígenos vacinais e biofármacos em biorreatores de até 80 L e em condições GLP (boas práticas de fabricação – BPF) tem sido realizado para alguns projetos previamente estabelecidos com sucesso em escala de bancada, seguido da avaliação econômica.

Bioprocessos: biofármacos 
O grupo tem se dedicado ao estudo de novos biofármacos extraídos de tecido animal, como o surfactante pulmonar para ser usado em neonatos prematuros e diferentes biomoléculas derivadas de plasma humano, como o Fator VIII.

 

 Editor de Conteúdo ‭[2]‬