Simpósio internacional do Butantan divulga resultados sobre a CoronaVac e o Projeto S


Publicado em: 30/11/2021

Nos dias 7, 8 e 9/12, o Instituto Butantan, com o apoio da farmacêutica chinesa Sinovac, realiza o Simpósio CoronaVac, evento internacional que tem o objetivo de promover a discussão científica sobre a eficácia e segurança da vacina CoronaVac no Brasil e em outros países, e debater os resultados do estudo de efetividade Projeto S, realizado na cidade de Serrana, interior de São Paulo.

O encontro reunirá pesquisadores brasileiros de diversas áreas e especialistas dos Estados Unidos, Turquia, Chile, China e Espanha. “A CoronaVac é um marco no processo de imunização no Brasil. É importante mostrar todos os estudos científicos e ensaios clínicos de sucesso que permitiram a sobrevivência de muita gente”, assinala a líder científica do Instituto Butantan Denise Vilarinho Tambourgi.

 

Entre os temas abordados estarão o histórico do desenvolvimento da CoronaVac, a imunogenicidade entre idosos, crianças e adolescentes, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos, as respostas positivas ao reforço da terceira dose e o tempo de imunização alcançado pelo imunizante em diferentes contextos.

“A CoronaVac é protagonista dos ensaios clínicos no Brasil. Ela direcionou uma série de discussões e decisões no processo de vacinação do pais, e foi desenvolvida com base em conceitos científicos, que exigiram muito trabalho de pesquisa e investigação”, afirma Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Instituto Butantan e uma das integrantes da equipe organizadora do evento. 

 

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas e o presidente da Sinovac, Weidong Yin vão abrir o Simpósio. As discussões científicas serão realizadas no período da manhã (horário de Brasília) e à tarde haverá mesas redondas para o público em geral, com profissionais especializados para comentar e repercutir os principais temas abordados.

O evento vai ocorrer de forma virtual. Acesse a programação completa no site coronavacsymposium.butantan.gov.br/. As inscrições para participar já estão abertas forms.butantan.gov.br/61-Symposium-CoronaVac.

 

Serviço

I Simpósio Internacional CoronaVac Butantan

Datas: 7, 8 e 9/12

Horário: das 8h às 11h (discussões científicas)

Local: online