Projeto S vacina mais de 20 mil moradores de Serrana, ultrapassando 70% do público-alvo da pesquisa


Publicado em: 11/03/2021

Nesta quarta (10), primeiro dia de vacinação dos moradores de Serrana que pertencem ao Grupo Azul, o Projeto S atingiu uma marca importante: 21 mil pessoas imunizadas. Esse número corresponde a 74% do total de voluntários cadastrados para participar do estudo e a quase metade da população total do município, de 45 mil pessoas.

“Temos 28 mil pessoas cadastradas para participar do estudo. Passar de 20 mil doses aplicadas significa que a vacinação está sendo um sucesso. Podemos afirmar que já recebemos 70% da população que estávamos esperando”, explica a médica infectologista do Hospital Estadual de Serrana Natasha Nicos Ferreira, uma das principais pesquisadoras do Projeto S. “Estamos muito felizes com a receptividade dos moradores da cidade”, completa.

A vacinação do Grupo Azul, a última região da cidade a ser imunizada e que possui a maior quantidade de moradores, vai até o próximo domingo (14). Para se vacinar, a população cadastrada deve se dirigir a uma das oito escolas que são pontos de participação na pesquisa: EE Neuza Maria do Bem, EE Jardim das Rosas, EE Deputado José Costa, EMEF Professora Maria Celina Walter de Assis, EMEF Paulo Sérgio Gualtieri Betarello, EMEF Edesio Monteiro de Oliveira, EMEF Jardim Pedro I e EMEF Professora Dilce Jorge Gonçalves Netto França. O horário da vacinação vai das 14h às 20h30 de quarta a sexta, e das 8h às 15h30 no sábado e no domingo.

A partir do dia 17, a pesquisa entra em uma nova etapa, quando a população começa a receber a segunda dose da vacina. O processo será o mesmo que na primeira dose: primeiro serão imunizados os moradores da região verde, depois amarela, em seguida cinza e, por último, azul.

“Ainda precisamos dar um passo muito importante, que é avançar e aplicar a segunda dose da vacina em todo mundo que já passou pela primeira etapa do estudo”, conta Natasha. “A primeira dose ainda não traz a proteção necessária, então as pessoas precisam se proteger. Mas estamos muito felizes de constatar toda essa colaboração e participação. As pessoas que moram em Serrana estão interessadas em receber a vacina e querem fazer parte do projeto com a nossa equipe. Estamos muito felizes com os resultados.”

A previsão é que as primeiras conclusões da pesquisa comecem a ser divulgadas cerca de um mês após o encerramento da aplicação da segunda dose, ou seja, três meses após o início do estudo clínico.

 

 

Entenda o que é o Projeto S

Acesse o site (projeto-s.butantan.gov.br)

Siga no Instagram (@projetoserrana)

Ouça o podcast no Spotify

Assista ao documentário no Youtube

 

Saiba mais:

Um dia na rotina dos coordenadores das escolas que são pontos de vacinação do Projeto Serrana

Projeto S finaliza primeira dose do Grupo Cinza com cobertura de 92,5%

Projeto S ultrapassa 50% da população de Serrana vacinada no primeiro dia de imunização do Grupo Cinza

Vacinação do Grupo Cinza começa nesta quarta em Serrana; 12 mil pessoas já foram imunizadas

13 perguntas e respostas sobre o Projeto S, estudo do impacto da vacinação que o Butantan realiza em Serrana

Projeto Serrana vai estudar impacto da vacinação no controle da epidemia, na transmissão da doença e em diversos outros aspectos

Na presença de autoridades, começa em Serrana a vacinação do Projeto S

Projeto S vai influenciar a criação de políticas públicas no mundo todo; primeiras conclusões saem após três meses do início do estudo

Entenda o Projeto S: da idealização à ação e por que Serrana foi escolhida

Projeto S é lançado em Serrana (SP); site com todas as informações sobre o estudo já está no ar

Projeto S vai vacinar população de cidade inteira para entender como a vacina pode modificar a pandemia