Práticas cotidianas do Butantan preservam e valorizam o meio ambiente

O parque é um refúgio verde em meio ao centro urbano de SP, composto por 725 mil metros quadrados de vegetação


Publicado em: 03/06/2022

Estabelecido no dia 5 de junho de 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado na primeira Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de chamar atenção para uma temática extremamente importante e que é imprescindível para o futuro do planeta.

Como uma instituição que trabalha a serviço da vida, o Butantan se preocupa com os impactos gerados por suas atividades ao meio ambiente e na sociedade como um todo.

Além de pesquisas voltadas para o estudo da biodiversidade da fauna e flora do Brasil, o Instituto funciona como um grande refúgio verde em meio ao centro urbano de São Paulo, composto por 725 mil metros quadrados de vegetação. Desse total, 62% é constituído de plantas originárias da mata atlântica, um dos biomas brasileiros mais devastados pela ação humana.

Além disso, desde 2012 o Butantan realiza a recuperação ambiental de áreas antropizadas por meio do plantio compensatório de espécies nativas. Ao todo já foram plantadas mais de 2 mil mudas na área do instituto, o que contribui para aumentar a disponibilidade de alimentação e abrigo para a fauna local, e para o enriquecimento ecológico das florestas existentes.

A estratégia de responsabilidade ambiental não se limita ao manejo arbóreo do Parque da Ciência, e inclui programas e práticas reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente. Algumas dessas ações abrangem a utilização de água de reuso proveniente dos processos industriais e obras, a gestão de resíduos sólidos e a colaboração com cooperativas de catadores. Essa parceria de quase 10 anos resultou em cerca de 1.300 toneladas de recicláveis doados, o que gera benefícios sociais e ambientais, além de diminuir a carga destinada aos aterros sanitários. 

Para saber mais sobre as ações sustentáveis do Instituto Butantan, acesse https://butantan.gov.br/sustentabilidade.