Laboratório itinerante de sequenciamento de variantes do Butantan ganha site; acesse e conheça a iniciativa

Todo o conteúdo produzido pelo Butantan sobre o Lab Móvel está na página, além de outros materiais para se divertir


Publicado em: 18/03/2022

Está no ar o mais novo site do Butantan, dessa vez dedicado ao Lab Móvel, o laboratório itinerante do instituto que realiza exames de RT-PCR e sequenciamento genômico, contribuindo para entender a propagação de variantes do vírus SARS-CoV-2 nas cidades do interior de São Paulo. No endereço labmovel.butantan.gov.br, é possível encontrar uma série de informações e ler o que já saiu na imprensa sobre a iniciativa.

O site também traz materiais para o público infantojuvenil baixar e se divertir enquanto aprende sobre ciência. Entre eles estão o jogo “Imunidade da Coletiva”, o paper toy do Lab Móvel e um conjunto de figurinhas para animar as mensagens de WhatsApp. A página apresenta ainda três histórias em quadrinhos que mostram o que acontece dentro do laboratório, como interpretar o resultado do teste RT-PCR e até como é feito o sequenciamento, tudo de forma simples e de fácil compreensão.

O site foi produzido para o público entender e acompanhar o Lab Móvel por meio do conteúdo disponibilizado. Ele pode ser acessado do computador, tablet e smartphone, pois foi totalmente desenvolvido para se adequar aos padrões do dispositivo eletrônico que estiver sendo utilizado. 

 

Também é possível assistir aos vídeos produzidos para o Canal do Butantan sobre o Lab Móvel, acessar os boletins Rede de Alerta das Variantes do SARS-CoV-2 (que utiliza os dados coletados no laboratório itinerante) e conhecer a equipe de mais de dez pessoas que participam da coordenadoria e da parte técnica do projeto.

 

Lab Móvel

O objetivo do Lab Móvel é acelerar a testagem dos casos suspeitos de Covid-19 e monitorar as variantes circulantes do vírus SARS-CoV-2 no estado de São Paulo. Com o laboratório itinerante, os resultados de RT-PCR são entregues em até 24h após a chegada no local. Caso o resultado seja positivo, a amostra é sequenciada no próprio Lab Móvel, mostrando qual é a variante mais incidente na cidade visitada.

O contêiner é capaz de realizar até 600 exames diagnósticos RT-PCR por dia. Entre as regiões já visitadas estão os municípios de Aparecida, Santos, Piracicaba, Araçatuba, Marília, Olímpia, Ribeirão Preto e Bauru, entre outros.