Instituto Butantan recebe homenagem de artista com projeção transmídia


Publicado em: 03/09/2021

Nesta quinta (2), o projeto transmídia #02 - Laboratório, do artista Pedro Mandarino, foi projetado e apresentado no Parque de Ciências do Instituto Butantan. A projeção foi uma homenagem aos profissionais da linha de frente que trabalham diretamente ou indiretamente pelo bem-estar de toda a população, especialmente os colaboradores do Butantan.

 

Pedro leva em seu corpo a arte que apresenta no vídeo. Na frente ele expõe a aquarela congelada (ele usa em sua arte diferentes estados físicos da aquarela) e atrás uma explicação do trabalho, junto com um QR Code que leva ao seu site, onde é possível saber mais detalhes da iniciativa. "O projeto é eu ser uma galeria ambulante, em que o trabalho fica no corpo", diz Pedro, explicando a forma que desenvolve suas exposições.

 

O projeto transmídia é uma tradução da pesquisa do artista para outras mídias. O vídeo projetado nos prédios 105, Paiol e Biotério Central do Butantan simulou a caminhada do artista, na qual ele apresenta os laboratórios que produzem a vacina.

 

"Com a pandemia, a gente viu essa necessidade de exaltar a pesquisa cientifica", comenta a produtora, Rizza Habitá, que trabalha com o artista. "Essa exposição partiu de uma pesquisa do Pedro com a aquarela congelada. E a gente conseguiu identificar essa semelhança com uma placa de cultura de bactéria", completou Rizza. Foi a partir dessa analogia que surgiu a ideia de apresentar a projeção nas instalações do Butantan.

 

A exposição não foi aberta ao público por conta da pandemia de Covid-19, mas é possível saber mais sobre o projeto no site.