Empresas de Batatais vão usar aplicativo Tainá para controlar transmissão da Covid-19 entre colaboradores


Publicado em: 06/07/2021

O Instituto Butantan, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Batatais (ACE), está incentivando os empreendimentos do município a aderirem à plataforma Tainá/Global Health Monitor (GHM). Por meio da ferramenta, empresas poderão monitorar casos suspeitos e positivos de Covid-19 entre seus colaboradores, impedindo que o vírus se espalhe internamente caso haja funcionários infectados. A iniciativa está alinhada ao projeto Isolamento Inteligente, iniciado pelo Butantan no final de maio na cidade do interior paulista.

Na versão empresarial do GHM, após receber a autorização do colaborador, será possível controlar seu acesso às dependências da empresa por meio do passaporte virtual. Os funcionários devem preencher uma autoavaliação diariamente, inserindo possíveis sintomas e fatores de exposição ao vírus. O aplicativo faz um cálculo de exposição e o passaporte virtual apontará se o colaborador pode entrar na empresa ou se deve ser testado e se isolar. 

Caso o funcionário apresente teste RT-PCR positivo ou risco de contaminação detectado na autoavaliação, a empresa será alertada, inclusive sobre outras pessoas que possam ter sido expostas ao vírus devido à proximidade com o colaborador infectado. 

O GHM também pode reunir informações sobre a saúde dos funcionários e conta com a função de reporte de irregularidades, em que os colaboradores podem denunciar não conformidades com a prevenção à Covid-19 - como falta de acesso ao álcool em gel e a Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 

Qualquer companhia com CNPJ de Batatais pode fazer parte do projeto, e a empresa que aderir ao GHM receberá o selo de parceria do Isolamento Inteligente. 

O projeto Isolamento Inteligente tem como objetivo quebrar o ciclo de transmissão da Covid-19. A iniciativa pode ajudar a mapear a transmissão local do novo coronavírus, rastrear casos positivos e aplicar uma estratégia de combate à pandemia a partir do isolamento de quem estiver com diagnóstico confirmado de Covid-19.

Para se inscrever, a empresa interessada deve seguir três passos: 

1 - O usuário administrador precisa baixar e se cadastrar no app GHM.

2 - Depois, deve acessar o link e cadastrar a empresa com o mesmo e-mail do cadastro do administrador do app.

3 - Em até 72 horas, a empresa irá receber um e-mail de boas-vindas com usuário e senha para acessar a versão empresarial.


A foto desta matéria foi gentilmente cedida pela Prefeitura Municipal de Batatais.