Butantan lança livro de referência sobre gestão de resíduos sólidos de saúde

A versão digital do livro, que foi editado em fevereiro, está pública para qualquer interessado acessar gratuitamente


Publicado em: 12/04/2022

Já está no ar a versão digital do livro Fundamentos para Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde, publicação produzida pela Comissão de Resíduos do Butantan e que aborda a experiência do Instituto no gerenciamento de resíduos. Apoiada em anos de aprendizado e prática, o livro é uma referência para qualquer empresa, especialmente as da área da saúde, pela condição singular dos resíduos gerados no Butantan: uma instituição pública voltada à pesquisa, ensino e produção de imunobiológicos.

Organizado pelas pesquisadoras científicas Mônica Spadafora Ferreira, Rita de Cássia Ruiz e Vânia Gomes de Moura Mattaraia, o livro partiu de uma primeira versão que foi distribuída internamente. O passo seguinte foi ampliá-lo e atualizá-lo, pensando também no público externo. “Pela nossa diversidade de atividades, oferecemos informações que são difíceis de encontrar em um mesmo lugar. É muito vasto: tem resíduo infectante, radioativo, químico e legislação específica. Encontrar tudo isso na mesma instituição é só no Butantan”, explica Vânia, que é presidente da Comissão de Resíduos do Instituto.

O livro aborda aspectos como a legislação do setor, as características dos resíduos dos serviços de saúde, embalagens e recipientes para acondicionamento, plano de gerenciamento de resíduos, abrigos para armazenamento, bem como informações específicas sobre cada tipo de resíduo (infectantes, de animais, químicos, de medicamentos, radioativos, comuns e recicláveis).

“A primeira versão fizemos pensando no Instituto. Mas o manual passou a ser usado por muitas instituições que ficavam nos pedindo, inclusive órgãos regulatórios”, lembra Vânia. Outro aspecto que motivou a produção do livro foram as recentes alterações na legislação da área de resíduos, que tornaram necessário atualizar o guia.

A versão digital do livro, que foi editado em fevereiro de 2022, está pública para qualquer interessado acessar gratuitamente. Dentro do Butantan, cada área e laboratório contará com um exemplar físico.

 

Sobre a Comissão

A Comissão de Resíduos do Butantan existe desde 2012 e é formada por colaboradores e colaboradoras de diversas áreas. Compõem o grupo pesquisadores científicos do Instituto, integrantes das áreas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Infraestrutura e Produção, equipes dos museus e do Centro Administrativo, entre outras. “O livro é resultado do trabalho dessa comissão plural. São muitas cabeças pensando e contribuindo”, concluiu Vânia.