92% dos vacinados no primeiro ciclo do Grupo Cinza em Serrana recebem a segunda dose


Publicado em: 07/04/2021

Neste domingo (4), foi finalizada a aplicação da segunda dose da vacina do Butantan nos habitantes do Grupo Cinza (cluster), em Serrana, no estudo clínico Projeto S. A vacinação desta área aconteceu a partir de quarta-feira (31) e se estendeu até o final da semana. 

Foram 5.575 vacinados no ciclo dois. Esse número corresponde a 92% dos habitantes deste grupo em comparação ao primeiro ciclo, que imunizou 6.060 pessoas. No total, a segunda dose foi aplicada em 88,23% dos participantes alvo do cluster. 

Segundo Marcos Borges, diretor do Hospital Estadual de Serrana e pesquisador do Projeto S, os números de vacinação da segunda dose indicam que a população entendeu a proposta do Projeto S e teve uma boa adesão ao estudo. “A gente esperava uma cobertura vacinal acima de, pelo menos, 80%. A cobertura está sendo excelente”, diz o médico.

Para que a imunidade esteja completa, é preciso aguardar pelo menos duas semanas depois de receber a segunda dose da vacina. Somente após esse período os primeiros resultados do Projeto S poderão ser observados. "É muito importante que as pessoas venham tomar a segunda dose para garantir a imunidade. Além disso, a proteção não acontece imediatamente, então todas as medidas de segurança contra o novo coronavírus devem continuar sendo seguidas", ressalta Leonardo Pozzi Marques Novo, médico na Escola Estadual Jardim das Rosas. 

A próxima e última área da cidade a ser imunizada é a azul, que tem o maior número de habitantes cadastrados e também vacinados no primeiro ciclo: 8.329.  A vacinação começa na quarta (7) e vai até domingo (11). Nos dias da semana, o horário para comparecer aos pontos de imunização é das 14h30 às 20h30. Já aos finais de semana, o horário é das 8h às 15h30.

É importante lembrar que, na segunda dose, os moradores de Serrana devem comparecer à mesma escola em que tomaram a primeira. São oito pontos de vacinação: as EEs Jardim das Rosas, Neuza Maria do Bem e Deputado José Costa, e as EMEFs Professora Maria Celina Walter de Assis, Paulo Sérgio Gualtieri Betarello, Edesio Monteiro de Oliveira, Jardim Pedro I e Professora Dilce Jorge Gonçalves Netto França.

 

Entenda o que é o Projeto S

Acesse o site (projeto-s.butantan.gov.br)

Siga no Instagram (@projetoserrana)

Ouça o podcast no Spotify

Assista ao documentário no Youtube


Saiba mais:

Vacinação do Grupo Cinza, o terceiro a receber a segunda dose da vacina em Serrana, começa nesta quarta

Projeto S imuniza 12 mil pessoas na segunda semana de aplicação da segunda dose da vacina

Aplicação da segunda dose do Grupo Amarelo do Projeto S começa nesta quarta (24)

Para população de Serrana, participar do estudo realizado pelo Projeto S é “privilégio”

Projeto S vai entrar na história da saúde pública, diz Dimas Covas

Primeira semana do novo ciclo de vacinação em Serrana tem quase 90% de adesão