Programas e eventos

Além das ações formais de ensino e da visitação regular aos museus, o Butantan organiza eventos variados ao longo com uma programação especial para nossos visitantes. Em sua maioria, as atividades são pensadas para o público familiar e têm o objetivo de trabalhar de uma forma lúdica, temas que são de grande importância para nós, como ciência e saúde! Mas também há programas de longa duração para a terceira idade e projetos com escolas parceiras.

Confira nossos programas

Férias no Butantan

Durante as férias escolares, educadores e pesquisadores do Butantan se unem para oferecer atividades especiais para todos os públicos, como jogos, atividades investigativas, contação de histórias, visita ao laboratório didático, mão na cobra, bate papo com pesquisador, exibição de documentário e muito mais. O objetivo é apresentar de uma forma acessível diferentes temas relacionados ao Butantan. Em janeiro as atividades costumam ser dispersas ao longo do mês, já em julho todas as atividades são agrupadas em uma única semana.

Avistar

O avistar é um evento que ocorre sempre no final de maio, responsável por trazer especialistas e oferecer atividades, para o público interessado e curiosos, sobre a observação de aves do Brasil. Na edicação de 2019, o avistar ocorrerá na Cidade Universitária - USP.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Para celebrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) o Instituto Butantan Butantan oferecerá, entre 21 e 27 de outubro de 2019, além da visita regular aos museus, atividades interativas responsáveis por aproximar o público visitante sobre as informações sobre a ciência, os cientistas e a saúde. Na semana são selecionadas escolas para realizarem visita monitorada aos laboratórios do Instituto Butantan.

Outros eventos para o público geral

O Instituto Butantan promove outros eventos pontuais temáticas especiais acontecendo ao longo do ano, como o dias do mosquito, da cobra, da imunização, das crianças, entre outros. Acompanhe nossa programação no site e nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!

Tema anual

Em 2018 iniciamos a implantação de um projeto anual integrador que abarcaria diversas atividades em torno de um tema comum. O primeiro tema foi os 100 anos da Gripe Espanhola, que abordou a questão da vacinação e das grandes epidemias. Como o objetivo de discutir, divulgar o tema em diferentes âmbitos, foram realizados eventos científicos, palestras e ações de educação e divulgação científica. Aguarde para saber novas novidades em 2019.

Programas para as escolas

O Instituto Butantan promove projetos que visão aproximar as escolas da divulgação científica e ensino de ciências para os alunos das escolas. No ano de 2018, foi promovido a exposição temporária HPV por dentro e por fora, que desenvolveu uma série de visitas as escolas levando a discussão sobre o HPV e as formas de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Circuito Butantan Maior Idade - CMI

Voltado para pessoas com 60 anos ou mais, o CMI​ tem como foco trabalhar o aspecto cognitivo, buscando melhorar a qualidade de vida dos participantes, mas sem dúvida a socialização e a diversão também são parte do projeto. Para atingir nossos objetivos realizamos encontros regulares, 2 vezes por semana, que envolvem o contato com artes, meio ambiente, cinema e divulgação da ciência, além de atividades ligadas à saúde mental e física. É aberto a qualquer interessado, para maiores informações entre em contato pelo telefone (11) 2627-9542 e pelas redes sociais.

Confira nossa programação!

Olimpíadas de Biologia

A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) é um concurso externo promovido atualmente pelo Instituto Butantan e anteriormente pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBIO). O evento é destinado aos alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. O objetivo é despertar o interesse do estudante pela Biologia, aproximar a universidade do ensino médio e promover a divulgação científica entre professores e alunos.

Olimpíadas de ciência

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma realização de três Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) e o Instituto Butantan, ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às duas Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental.